Sustentabilidade e Certificações

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL/CERTIFICAÇÕES E AÇÕES SOCIAIS

A TEGMA está atenta às questões ambientais e cada vez mais ciente de que exercer suas atividades de forma sustentável – nos aspectos ambiental, financeiro e social – é garantia não apenas de sua perpetuação no mercado, mas também da criação de uma sociedade mais responsável.

A TEGMA busca otimizar suas operações de forma a produzir mais com menos. Otimização de rotas e viagens, aumento da ocupação dos veículos, utilização de ativos com maior capacidade de carga – podendo transportar mais em menos viagens – são algumas iniciativas da TEGMA em relação à qualidade ambiental de suas operações.

Além disso, a empresa preza por uma operação interna mais sustentável, com soluções que visam reduzir a utilização de recursos e preservar o meio ambiente.

Em conformidade com essas iniciativas, a TEGMA possui as certificações ISO 9001, que atesta o padrão de qualidade de processos; ISO 14001, voltada à gestão ambiental e SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade), direcionada à cadeia logística da indústria química.

Acesse aqui o conteúdo de nossa Política de Qualidade

Acesse aqui o conteúdo do Certificado ISO 9001:2015

Acesse aqui o conteúdo do Certificado ISO 14001:2015

Acesse aqui o conteúdo do Certificado SASSMAQ

 

CONFIRA ALGUNS PROJETOS DA TEGMA VOLTADOS À SUSTENTABILIDADE:

  • Emissões atmosféricas

A Tegma realiza o controle da emissão de fumaça preta das carretas cegonhas próprias e terceiras a serviço da Tegma desde 2008. Temos alcançado um resultado significativo, ficando em média 80% abaixo do limite máximo estabelecido pela Resolução do CONAMA 418/09.

Em meados de 2017 a Tegma iniciou um projeto que propõe algumas ações para reduzir as emissões atmosféricas na distribuição nacional de veículos 0KM. A a redução na emissão de gases de efeito estufa de 2019 foi de 9%.

  • Utilização de nova tecnologia na iluminação e redução da geração de resíduos

Mantemos desde 2017 um programa para substituição gradual da iluminação utilizando lâmpadas fluorescentes, por lâmpadas led. Esta tecnologia proporciona uma economia média de energia elétrica de 70% em relação as lâmpadas fluorescentes, além de possuir uma vida útil de 50.000 horas contra 16.000 horas das lâmpadas fluorescentes.

  • PEV – Ponto de Entrega Voluntária de óleo vegetal mantido pela TEGMA

Na cidade de São Bernardo do Campo temos 02 PEV’s, na Tegma e em uma escola municipal da região. Esta é uma parceria com o Instituto Triângulo que utiliza o óleo coletado como matéria prima para produção de biodiesel. Desde o início da implantação dos pontos de entrega voluntária foi coletado 13,0 toneladas de óleo. 

  • Utilização de nova tecnologia na lavagem dos veículos 0 km

Na filial de Araquari/SC foi implementado o sistema de lavagem de veículos utilizando vapor d’água, reduzindo a utilização de água em 96%.

  • Substituição de tecnologia na lavagem de carretas tipo silo

Em 2020 estamos retomando o processo de testes e ajustes do sistema de vaporização no lavador de carretas da filial de Cubatão/SP.

Ganhos Ambientais:

– Economia de até 90% no consumo de água (a lavagem convencional consome em média 150 m³/mês);

– Redução média de 85% na geração de efluente (em 2019 foi gerado 1.814,75 m³).

  • Conversão da vegetação exótica em nativa

A TEGMA paralisou o projeto de conversão da vegetação exótica em nativa, nas unidades do Centro Corporativo Tegma e sua filial na Rua Miro Vetorazzo, localizadas na cidade de São Bernardo do Campo em São Paulo.

Ao todo foram substituídos 1.452 exemplares exóticos por 2.215 nativos, e ao Fundo Municipal de Recuperação Ambiental de São Bernardo foi pago o valor de R$ 34.500,00.

  • Requisitos Legais Ambientais

A TEGMA encerrou o ano de 2019 com 98,1% de atendimento aos requisitos legais ambientais controlados.

  • Licenças Ambientais

A TEGMA encerrou o ano de 2019 com 93,0% de atendimento às Licenças ligadas aos órgãos ambientais na cia.

 

SAÚDE E SEGURANÇA

A TEGMA se preocupa com a qualidade de vida e a segurança de seus colaboradores e prestadores de serviços. A empresa mantém equipes de Saúde Ocupacional e de Engenharia de Segurança no Trabalho (EST), em busca de soluções eficazes para minimizar riscos, prevenir acidentes e melhorar continuamente os processos.

Entre as estratégias adotadas para a melhoria do ambiente de trabalho, estão a análise de riscos ocupacionais, o monitoramento de padrões ambientais e o mapeamento de riscos dos locais de trabalho, entre outras ações. Com o emprego de um software específico, a TEGMA faz o monitoramento e realiza trabalhos preventivos e corretivos de segurança.

A TEGMA coloca em prática projetos voltados aos colaboradores corporativos e operacionais. Entre eles destacam-se:

Diálogos de Segurança (bate-papo diário sobre segurança no trabalho);

Reconhecimento de riscos do trabalho (identificação e correção de situações que podem causar acidentes);

Ergonomia (sessões de ginástica laboral e orientação postural);

SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, com palestras e treinamentos sobre segurança e qualidade de vida.

Os motoristas são um elo sensível e importante das operações. Buscando aumentar a conscientização destes profissionais e a qualidade dos serviços oferecidos aos seus clientes, a TEGMA criou, em 2008, um projeto exclusivamente voltado aos motoristas: o Programa Forte. Trata-se de um canal de relacionamento entre a empresa e os transportadores que oferece ações voltadas à qualidade de vida e segurança, atendimento, comunicação, infraestrutura e desenvolvimento.

Um dos destaques do projeto é o Ciclo Educativo, por meio do qual todos os motoristas da companhia participam de palestras, peças teatrais, treinamentos e integrações, abordando temas como direção defensiva, segurança nas operações de carga e descarga, desempenho, crimes de trânsito, excesso de velocidade, distúrbios do sono, obesidade, estresse, ergonomia, redução de avarias, comportamento no trânsito, impactos dos acidentes na sociedade, lei seca, normas de trânsito e atendimento ao cliente. Com o apoio dessas ações, foi possível reduzir consideravelmente o número de acidentes nas operações da TEGMA.

Além da conscientização, a empresa investe também na capacitação destes profissionais, para que possam exercer suas funções com qualidade e segurança. Em 2013, a TEGMA implementou, também por meio do Forte, um novo programa de integração para os motoristas. Com 16 horas de duração, o projeto orienta o transportador e o ajuda a melhorar os seus indicadores de desempenho, além de avaliá-lo de acordo com os objetivos da companhia.

O treinamento é dividido em aulas práticas e teóricas. A parte prática é voltada para a apresentação do funcionamento da área de Carregamento da TEGMA e da conduta esperada ao volante. Já o conteúdo teórico traz informações sobre as operações da companhia: instruções sobre o uso do rastreador, funcionamento das operações, inspeção veicular, segurança operacional, uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e procedimentos em casos de avarias, entre outros.

 

AÇÕES SOCIAIS

A TEGMA tem como um de seus compromissos empresariais colaborar para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental das comunidades em que está inserida, apoiando diversas iniciativas, principalmente aquelas ligadas à educação, cultura, saúde, esporte e meio ambiente.

A empresa atua realizando ações voltadas à promoção do bem-estar social e da melhoria da qualidade de vida da sociedade, com foco em crianças e jovens.

Desde 2002, a TEGMA já fez doações para 250 entidades, levou projetos sociais a 170 escolas, em iniciativas das quais participaram mais de 200 mil alunos e professores da rede pública de ensino.

Entre os diversos projetos que a empresa apoia, um dos destaques é o Programa Escola & Vida, por meio do qual realiza ações em escolas municipais de ensino infantil e fundamental, entidades não-governamentais e bibliotecas.

Realizado desde 2007 com o apoio da Lei Rouanet, o programa promove a distribuição de livros e apresentações de espetáculos teatrais que visam estimular o desenvolvimento cultural das crianças, promovendo de forma lúdica e educativa valores como amizade, diversidade e preservação do meio ambiente.

O Programa Escola & Vida já passou por 58 escolas e instituições, fez cerca de 90 apresentações teatrais e distribuiu mais de 26 mil livros. Entre 2007 e 2009, foram feitas ações especiais em 11 escolas municipais de São Bernardo do Campo (SP), o que garantiu à TEGMA a homenagem “Empresa Amiga da Infância”, pela 3S Projetos e pela Editora Komedi.

Outra iniciativa apoiada pela TEGMA é o Programa Rede Escolaí , realizado pela FOCO que estimula a articulação da comunidade educativa para que ela crie, de maneira colaborativa, soluções para seus desafios. Com o formato de gincana, o Programa propõe um conjunto de atividades realizadas dentro e fora da escola, com o objetivo de dar subsídio para que as comunidades se fortaleçam e passem a atuar em prol da melhoria da educação. No ano de 2015 o programa abrangeu 49 escolas, envolvendo 41.979 alunos, familiares e voluntários e 2.390 professores, sendo 23 delas no Espírito Santo e 26 no Estado de São Paulo.

Conheça algumas das entidades e projetos que apoiamos:

  • Grupontapé
  • Hospital Pequeno Príncipe
  • Fundação Dorina Nowill
  • Doutores da Alegria
  • Na roda com o Maestro
  • Projeto Quixote Cultural
  • GRAACC
  • Instituto André Franco Vive
  • APAE/SP
  • Oficina dos Menestréis
  • Ação Comunitária de São Paulo
  • Virada sustentável
  • Baú das Artes
  • Ultramaratonista Carlos Dias
  • Mini vôlei
  • Mestre cuca (IAM)

A Tegma recebeu o Selo de Solidariedade 2019 da Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP) pela participação nas atividades realizadas pelo Fundo Social de Solidariedade.

Ainda em 2019, a empresa fez uma Gincana de arrecadação de roupas com seus colaboradores para a Campanha do Agasalho. Foram doadas mais de 3 mil peças entre roupas e calçados e 300 cobertores.