Quem Somos

 

A Tegma foi fundada em 1969 como transportadora Sinimbú, nome da rua da qual a empresa funcionava em São Cristóvão, Rio de Janeiro. A empresa foi fundada por Fernando Schettino e Francisco Creso e era responsável por transporte de carnes. Em 1971, depois de negociações comerciais se iniciaram operações de transporte de veículos da marca General Motors da fábrica de São Caetano do Sul para o Rio de Janeiro e Niterói. A expansão dos negócios de transporte de veículos foi exponencial e se tornou o principal negócio da empresa em pouco tempo, com a conquista de novos clientes, aquisição de outras empresas. Depois de 50 anos de existência se consolidou como uma das principais operadoras logísticas do país.

A Tegma atua na logística de veículos prontos para praticamente todas as montadoras instaladas no país e as principais importadoras. A atuação da Tegma envolve a coleta dos veículos na fábrica ou no porto, a gestão de pátios das montadoras, o armazenamento de veículos não faturados, serviços de acessorização e o transporte dos veículos até as concessionárias ou os portos. Todo esse processo é transcorrido com o know-how de 50 anos de atuação e com um abrangente controle baseado em um robusto sistema tecnológico de rastreamento dos equipamentos de transporte em estradas, localização de veículos por chassi em pátios de até 8 mil veículos e um processo orientado por KPI´s (GEROT – Routine Management). O nosso modelo de negócios não é baseado em ativos. Para nossas operações, utilizamos em sua grande maioria ativos alugados ou contratamos de terceiros.

A Tegma tem chegou a distribuir 1,2 milhão de veículos em 2012, utilizando pátios por todo o país que somam 1,8 milhão de m² e 1,3 mil equipamentos de transporte, sendo sua grande maioria de parceiros de longa data.

A companhia é listada desde julho de 2007, na B3 de São Paulo, na mais alta categoria de governança Novo Mercado. A partir do IPO iniciou as operações da logística integrada e hoje é reconhecida como um importante operador logístico para operações de logística industrial/inbound (abastecimento de linha de produção) e armazenagem de bens de consumo no Brasil. Na logística industrial a Tegma presta serviço para indústrias dos ramos de cuidado pessoal (home ´n care) e vidreiros, transportando material perigoso até suas fábricas e também para o ramo de eletrodomésticos, gerenciando o fluxo de peças para as fábricas. A atividade de armazenagem presta serviços por meio de 65 mil m² de armazéns em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo de gestão de estoques, etiquetagem, separação de pedidos para diversos clientes do setor de bens de consumo, alimentícios, entre outros. A empresa faz parte de uma Joint Venture chamada GDL no Espírito Santo, para serviços de armazenagem geral e alfandegada.