Sustentabilidade e Certificações

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL/CERTIFICAÇÕES E AÇÕES SOCIAIS

A TEGMA está atenta às questões ambientais e cada vez mais ciente de que exercer suas atividades de forma sustentável – nos aspectos ambiental, financeiro e social – é garantia não apenas de sua perpetuação no mercado, mas também da criação de uma sociedade mais responsável.

A TEGMA busca otimizar suas operações de forma a produzir mais com menos. Otimização de rotas e viagens, aumento da ocupação dos veículos, utilização de ativos com maior capacidade de carga – podendo transportar mais em menos viagens – são algumas iniciativas da TEGMA em relação à qualidade ambiental de suas operações.

Além disso, a empresa preza por uma operação interna mais sustentável, com soluções que visam reduzir a utilização de recursos e preservar o meio ambiente.

Em conformidade com essas iniciativas, a TEGMA possui as certificações ISO 9001, que atesta o padrão de qualidade de processos; ISO 14001, voltada à gestão ambiental e SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade), direcionada à cadeia logística da indústria química.

Acesse aqui o conteúdo de nossa Política de Qualidade

Acesse aqui o conteúdo do Certificado ISO 9001:2015

Acesse aqui o conteúdo do Certificado ISO 14001:2015

Acesse aqui o conteúdo do Certificado SASSMAQ

 

CONFIRA ALGUNS PROJETOS DA TEGMA VOLTADOS À SUSTENTABILIDADE:

  • Emissões atmosféricas

A Tegma realiza o controle da emissão de fumaça preta das carretas cegonhas próprias e terceiras a serviço da Tegma desde 2008. Temos alcançado um resultado significativo, ficando em média 80% abaixo do limite máximo estabelecido pela Resolução do CONAMA 418/09.

Em meados de 2017 a Tegma iniciou um projeto que visa a redução de emissões atmosféricas na distribuição nacional de veículos 0KM. Com esta iniciativa temos o objetivo de reduzir aproximadamente 10% das emissões de gases de efeito estufa.

  • Utilização de nova tecnologia na iluminação e redução da geração de resíduos

Reduzimos no ano de 2017, 80% na geração de resíduo de lâmpadas queimadas contendo mercúrio. Este resultado deve-se à substituição gradual da iluminação utilizando lâmpadas fluorescentes, por lâmpadas led. Esta tecnologia proporciona uma economia média de energia elétrica de 70% em relação as lâmpadas fluorescentes, além de possuir uma vida útil de 50.000 horas contra 16.000 horas das lâmpadas fluorescentes.

  • PEV – Ponto de Entrega Voluntária de óleo vegetal mantido pela TEGMA

Na cidade de São Bernardo do Campo temos 03 PEV’s, na Tegma e em uma escola municipal da região. Esta é uma parceria com o Instituto Triângulo que utiliza o óleo coletado como matéria prima para produção de biodiesel. Desde o início da implantação dos pontos de entrega voluntária foi coletado 8,5 toneladas de óleo.

  • Utilização de nova tecnologia na lavagem dos veículos 0 km

Na filial de Araquari/SC foi implementado o sistema de lavagem de veículos utilizando vapor d’água, reduzindo a utilização de água em 96%.

  • Substituição de tecnologia na lavagem de carretas tipo silo

Iniciamos em 2018 o processo de testes e ajustes do sistema de vaporização no lavador de carretas da filial Cubatão/SP.

Ganhos Ambientais:

– Economia de até 90% no consumo de água (a lavagem convencional consome em média 150 m³/mês)

– Redução média de 85% na geração de efluente (em 2017 foi gerado 1.581,68 m³).

  • Conversão da vegetação exótica em nativa

A TEGMA paralisou o projeto de conversão da vegetação exótica em nativa, nas unidades do Centro Corporativo Tegma e sua filial na Rua Miro Vetorazzo, localizadas na cidade de São Bernardo do Campo em São Paulo.

Ao todo foram substituídos 1.452 exemplares exóticos por 2.215 nativos, e ao Fundo Municipal de Recuperação Ambiental de São Bernardo foi pago o valor de R$ 34.500,00.

  • Requisitos Legais Ambientais

A TEGMA encerrou o ano de 2017 com 98,74% de atendimento aos requisitos legais ambientais controlados.

  • Licenças Ambientais

A TEGMA encerrou o ano de 2017 com 93,2% de atendimento às Licenças ligadas aos órgãos ambientais na cia.

 

SAÚDE E SEGURANÇA

A TEGMA se preocupa com a qualidade de vida e a segurança de seus colaboradores e prestadores de serviços. A empresa mantém equipes de Saúde Ocupacional e de Engenharia de Segurança no Trabalho (EST), em busca de soluções eficazes para minimizar riscos, prevenir acidentes e melhorar continuamente os processos.

Entre as estratégias adotadas para a melhoria do ambiente de trabalho, estão a análise de riscos ocupacionais, o monitoramento de padrões ambientais e o mapeamento de riscos dos locais de trabalho, entre outras ações. Com o emprego de um software específico, a TEGMA faz o monitoramento e realiza trabalhos preventivos e corretivos de segurança.

A TEGMA coloca em prática projetos voltados aos colaboradores corporativos e operacionais. Entre eles destacam-se:

Diálogos de Segurança (bate-papo diário sobre segurança no trabalho);

Reconhecimento de riscos do trabalho (identificação e correção de situações que podem causar acidentes);

Ergonomia (sessões de ginástica laboral e orientação postural);

SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, com palestras e treinamentos sobre segurança e qualidade de vida.

Os motoristas são um elo sensível e importante das operações. Buscando aumentar a conscientização destes profissionais e a qualidade dos serviços oferecidos aos seus clientes, a TEGMA criou, em 2008, um projeto exclusivamente voltado aos motoristas: o Programa Forte. Trata-se de um canal de relacionamento entre a empresa e os transportadores que oferece ações voltadas à qualidade de vida e segurança, atendimento, comunicação, infraestrutura e desenvolvimento.

Um dos destaques do projeto é o Ciclo Educativo, por meio do qual todos os motoristas da companhia participam de palestras, peças teatrais, treinamentos e integrações, abordando temas como direção defensiva, segurança nas operações de carga e descarga, desempenho, crimes de trânsito, excesso de velocidade, distúrbios do sono, obesidade, estresse, ergonomia, redução de avarias, comportamento no trânsito, impactos dos acidentes na sociedade, lei seca, normas de trânsito e atendimento ao cliente. Com o apoio dessas ações, foi possível reduzir consideravelmente o número de acidentes nas operações da TEGMA.

Além da conscientização, a empresa investe também na capacitação destes profissionais, para que possam exercer suas funções com qualidade e segurança. Em 2013, a TEGMA implementou, também por meio do Forte, um novo programa de integração para os motoristas. Com 16 horas de duração, o projeto orienta o transportador e o ajuda a melhorar os seus indicadores de desempenho, além de avaliá-lo de acordo com os objetivos da companhia.

O treinamento é dividido em aulas práticas e teóricas. A parte prática é voltada para a apresentação do funcionamento da área de Carregamento da TEGMA e da conduta esperada ao volante. Já o conteúdo teórico traz informações sobre as operações da companhia: instruções sobre o uso do rastreador, funcionamento das operações, inspeção veicular, segurança operacional, uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e procedimentos em casos de avarias, entre outros.

 

AÇÕES SOCIAIS

A TEGMA tem como um de seus compromissos empresariais colaborar para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental das comunidades em que está inserida, apoiando diversas iniciativas, principalmente aquelas ligadas à educação, cultura, saúde, esporte e meio ambiente.

A empresa atua realizando ações voltadas à promoção do bem-estar social e da melhoria da qualidade de vida da sociedade, com foco em crianças e jovens.

Desde 2002, a TEGMA já fez doações para 250 entidades, levou projetos sociais a 170 escolas, em iniciativas das quais participaram mais de 200 mil alunos e professores da rede pública de ensino.

Entre os diversos projetos que a empresa apoia, um dos destaques é o Programa Escola & Vida, por meio do qual realiza ações em escolas municipais de ensino infantil e fundamental, entidades não-governamentais e bibliotecas.

Realizado desde 2007 com o apoio da Lei Rouanet, o programa promove a distribuição de livros e apresentações de espetáculos teatrais que visam estimular o desenvolvimento cultural das crianças, promovendo de forma lúdica e educativa valores como amizade, diversidade e preservação do meio ambiente.

O Programa Escola & Vida já passou por 58 escolas e instituições, fez cerca de 90 apresentações teatrais e distribuiu mais de 26 mil livros. Entre 2007 e 2009, foram feitas ações especiais em 11 escolas municipais de São Bernardo do Campo (SP), o que garantiu à TEGMA a homenagem “Empresa Amiga da Infância”, pela 3S Projetos e pela Editora Komedi.

Outra iniciativa apoiada pela TEGMA é o Programa Rede Escolaí , realizado pela FOCO que estimula a articulação da comunidade educativa para que ela crie, de maneira colaborativa, soluções para seus desafios. Com o formato de gincana, o Programa propõe um conjunto de atividades realizadas dentro e fora da escola, com o objetivo de dar subsídio para que as comunidades se fortaleçam e passem a atuar em prol da melhoria da educação. No ano de 2015 o programa abrangeu 49 escolas, envolvendo 41.979 alunos, familiares e voluntários e 2.390 professores, sendo 23 delas no Espírito Santo e 26 no Estado de São Paulo.

Conheça algumas das entidades e projetos que apoiamos:

  • Grupontapé
  • Hospital Pequeno Príncipe
  • Fundação Dorina Nowill
  • Doutores da Alegria
  • Na roda com o Maestro
  • Projeto Quixote Cultural
  • GRAACC
  • Instituto André Franco Vive
  • APAE/SP
  • Oficina dos Menestréis
  • Ação Comunitária de São Paulo
  • Virada sustentável
  • Baú das Artes
  • Ultramaratonista Carlos Dias
  • Mini vôlei
  • Mestre cuca (IAM)