Segurança nas Estradas

A segurança é um valor fundamental e parte de nossa cultura. Compartilhamos a estrada com milhares de pessoas em todo o país todos os dias e temos o objetivo manter essas estradas o mais seguras possível para todos que estão nelas. Além de cumprir as leis e regulamentos de trânsito, a Tegma dá sua contribuição para a segurança no trânsito de várias maneiras – informação clara e rápida sobre as estradas, treinamento aos motoristas e infraestrutura apropriada para o devido descanso dos motoristas.

Em 2008 criamos o Programa Forte, visando o desenvolvimento de condições adequadas de trabalho dos nossos transportadores e abrangendo uma série de ações para melhorias dos processos.

Baseado nos 5 pilares descritos abaixo, o programa FORTE desenvolve palestras, orientações, treinamentos, peças teatrais, aperfeiçoamento profissional e integrações:

  • Garantir estrutura mínima e apoio aos transportadores.
  • Realizar ações para aumentar a segurança no trabalho e melhorar a qualidade de vida.
  • Tornar a informação mais ágil e objetiva.
  • Prover capacitação e treinamentos aos transportadores.
  • Oferecer instalações e acomodações adequadas e melhoria no nível de segurança dos pátios.

Comunicação

 

O programa adota diversos meio de comunicação para transmitir ao transportador orientações que facilitam o dia a dia na estrada. Eles incluem divulgações sobre trechos de rodovia interditados ou com falta de manutenção, trechos de área de risco, horário de atendimento de concessionária e montadoras, restrições de tráfego, métodos de redução de avarias, velocidade, jornada de trabalho entre outros.

As notícias são transmitidas por e-mail, portal na Internet (portal do Forte), por quadro de avisos, painel eletrônico, boletim ou diálogos de segurança com a monitoria.

 

              

Treinamento

Por meio de palestras ministradas com instituições filiadas, o programa treina e capacita nossos motoristas em:

  • Direção segura;
  • Práticas para evitar acidentes;
  • Atendimento ao cliente;
  • Drogas, álcool e DST;
  • Velocidade;
  • Lei do motorista (13.103/2015);
  • Legislação de transito;

1.856

Pessoas treinadas
em 2020

Projeto Vida

Focado um dos 5 pilares do programa FORTE, o Projeto Vida visa a qualidade de vida e a segurança dos prestadores de serviços e de terceiros. Criado inicialmente para controlar a velocidade dos equipamentos nas estradas, o Projeto Vida – Contenção de Velocidade, monitora e gerencia de forma proativa a jornada de trabalho do motorista.

Objetivo: reduzir e conscientizar os motoristas sobre os acidentes causados por velocidade e jornada excessiva de trabalho.

Premiação

A premiação do Projeto Redução de Avarias visa incentivar os transportadores a reduzir o índice de avarias, transit time e o bom atendimento ao cliente.

São premiados a cada trimestre 10 motoristas que transportaram mais veículos e tiveram um bom desempenho e não causaram nenhum avaria nos veículos transportados.

Os premiados recebem um incentivo em dinheiro, almoço com representantes da empresa e uma homenagem na Revista Cegonheiro.

Combate à Exploração Infantil

A Tegma é parceira do programa Na Mão Certa, da Childhood Brasil, que tem como objetivo combater a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas. Por isso promovemos algumas ações, como:

Melhorar as condições de trabalho do caminhoneiro, incluindo o tema nos treinamentos do profissional e difundindo boas práticas.

Participar continuamente de campanhas para erradicar o problema.

Estabelecer relações comerciais com fornecedores que estejam compromissados com os princípios do programa.

Informar e incentivar nossos colaboradores a participar de ações para eliminar o problema.

Apoiar projetos de atenção a crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual ou vulneráveis a ela. 

Comunicados Realizados pela Tegma