Quem Somos
A Tegma foi fundada em 1969 como transportadora Sinimbú, nome da rua da qual a empresa funcionava em São Cristóvão, Rio de Janeiro. A empresa foi fundada por Fernando Schettino e Francisco Creso e era responsável por transporte de carnes. Em 1971, depois de negociações comerciais se iniciaram operações de transporte de veículos da marca General Motors da fábrica de São Caetano do Sul para o Rio de Janeiro e Niterói. A expansão dos negócios de transporte de veículos foi exponencial e se tornou o principal negócio da empresa em pouco tempo, com a conquista de novos clientes, aquisição de outras empresas. Depois de 50 anos de existência se consolidou como uma das principais operadoras logísticas do país.
A Tegma atua na logística de veículos novos para praticamente todas as montadoras instaladas no país e as principais importadoras. A atuação da Tegma envolve a coleta dos veículos na fábrica ou no porto, a gestão de pátios das montadoras, o armazenamento de veículos não faturados, serviços de acessorização e o transporte dos veículos até as concessionárias ou os portos. Todo esse processo é transcorrido com o know-how de 50 anos de atuação e com um abrangente controle, baseado em um robusto sistema tecnológico de rastreamento dos equipamentos de transporte em estradas, localização de veículos por chassi em pátios de até 8 mil veículos e um processo orientado por KPI´s (GEROT – Routine Management). O nosso modelo de negócios não é baseado em ativos. Para nossas operações, utilizamos em sua grande maioria ativos alugados ou contratamos de terceiros.
A Tegma chegou a distribuir 1,2 milhão de veículos em 2012, utilizando pátios por todo o país que somam 1,7 milhão de m² e 1,45 mil equipamentos de transporte, sendo sua grande maioria de parceiros de longa data.
A companhia é listada desde julho de 2007 na B3 de São Paulo, na mais alta categoria de governança Novo Mercado. A partir do IPO iniciou as operações da logística integrada e hoje é reconhecida como um importante operador logístico para operações de logística industrial/inbound (abastecimento de linha de produção) e armazenagem de bens de consumo no Brasil. Na logística industrial, a Tegma presta serviço para indústrias dos ramos de cuidado pessoal (home´n personal care) e vidreiros, realizando a gestão logística de granéis sólidos e líquidos até as fábricas e também para o ramo de eletrodomésticos, gerenciando o fluxo de peças para as fábricas. Na atividade de armazenagem, a Tegma presta serviços de gestão de estoques, etiquetagem, separação de pedidos para diversos clientes do setor de bens de consumo, alimentícios, entre outros.
Além das operações de transporte de veículos novos e das operações da logística integrada, a Tegma possui outras iniciativas que visam a diversificação do negócio. A empresa atua no transporte de veículos emplacados através de sua unidade de negócio denominada Fastline, e conta com uma aceleradora de startups chamada TegUP que busca identificar e desenvolver Startups, através de investimento ou parceria comercial, para promover e cultivar inovação e tecnologia. Dentre as startups investidas pela TegUP destaca-se a Rabbot, uma plataforma colaborativa de gestão e orquestração de operações de frota e cadeia de suprimentos para transportadoras, indústrias e locadoras. Por fim, a Tegma faz parte de uma Joint Venture chamada GDL no estado do Espírito Santo, que tem como objetivo a prestação de serviços de armazenagem geral e alfandegada.