FAQ

AÇÕES

Como faço para me cadastrar para receber os comunicados e releases financeiros da Tegma?

Para receber todas as comunicações da Tegma, basta se cadastrar no mailing no campo disponível na página inicial ou na seção Cadastre-se no Mailing.


Como investir na Tegma?

A Tegma tem um total de 66.002.915 ações e 48,5% delas estão disponíveis para negociação na Bolsa de Valores de São Paulo (B3 – Brasil, Bolsa, Balcão), podendo ser adquiridas através de corretoras de valores, de acordo com as normas do mercado.

Antes de procurar uma corretora de valores para iniciar a negociação, é recomendado que você estude o assunto através de materiais disponíveis no portal de educação da B3.

As ações da Tegma têm o Ticker TGMA3.


Como posso acompanhar os preços da ação da Tegma?

Na seção Cotações, disponibilizamos tabelas e gráficos com o histórico de cotações e com a cotação online (atualizado a cada 15 minutos) da Tegma.


O que significa a Tegma ser listada no novo mercado?

O Novo Mercado é um segmento de listagem destinado à negociação de ações de empresas que adotam, voluntariamente, práticas de governança corporativa adicionais às que são exigidas pela legislação brasileira. A listagem nesse segmento especial implica a adoção de um conjunto de regras societárias que ampliam os direitos dos acionistas, além da divulgação de políticas e existência de estruturas de fiscalização e controle. O Novo Mercado conduz as empresas ao mais elevado padrão de governança corporativa. A Tegma participa o Novo Mercado da B3 desde o seu IPO, em 03 de julho de 2007.


Quais são os principais acionistas da empresa?

O bloco controlador da Tegma é composto por três empresas (Mopia Participações e Empreendimentos Ltda., Cabana Empreendimentos e Participações Ltda. e Coimex Empreendimentos e Participações Ltda.) que detêm 50,6% das ações da empresa.

Outros acionistas controladores e as ações em tesouraria detém a 0,9%.

Os demais 48,5% são compostos por ações disponíveis para compra no mercado de ações, assim como ações em tesouraria e demais acionistas controladores.

Leia mais na seção Estrutura Acionária do nosso site.


Quais são os riscos que se deve ter ciência quando se investir na Tegma?

Os riscos que a Tegma estão expostos estão explicados detalhadamente no item 4 do nosso Formulário de Referência.


Como posso assistir os eventos que a Tegma realizou e saber dos eventos que irá participar?

Os eventos futuros podem ser acessados através da nossa seção Calendário de Eventos, os eventos que já ocorreram podem ser acessados através do nosso Canal no YouTube.


De que forma posso conhecer mais detalhes da Tegma?

Além das informações contidas no nosso site de RI e nesse FAQ, a principal fonte de informações da companhia é o nosso Formulário de Referência, disponível na seção Documentos Entregues à CVM.


Como solicitar o informe de rendimentos sobre proventos distribuídos pela companhia?
  1. No endereço (www.correspondenciasdigitais.com.br), clique em Primeiro Acesso;
    2. Digite seu número de CPF e data de nascimento (Pessoa Física) ou CNPJ e data de fundação (Pessoa Jurídica);
    3. Escolha a opção para verificar a sua identidade (número de telefone ou e-mail). Caso não encontre seu número de telefone e e-mail, ligue em nossa Central de Atendimento 0800 720 0223;
    4. Digite o código recebido por e-mail e/ou telefone e crie a sua senha pessoal;
    5. Pronto, agora basta você entrar com seu CPF/CNPJ e nova senha cadastrada para acessar os seus documentos.

Caso tenham problemas, os investidores podem entrar em contato com a central de atendimento ao investidor no telefone abaixo:

Atendimento Exclusivo aos Investidores

(11) 3003-9285 (capitais e regiões metropolitanas)

0800 7209285 (demais localidades)

Em dias úteis das 9h às 18h.


Qual a política de pagamento de dividendos da Tegma?

O dividendo obrigatório da Tegma é de, no mínimo, 25% do lucro líquido ajustado, na forma da Lei das Sociedades por Ações e do Estatuto Social.

No entanto, em reunião do Conselho de Administração realizada em 11 de fevereiro de 2010, foi aprovada a adoção de uma Política Indicativa de distribuição de dividendos da Companhia, para que as futuras distribuições de dividendos, inclusive juros sobre o capital próprio, sejam realizadas no mínimo em valor equivalente a 50% do lucro líquido do exercício. A Política de Distribuição também estabelece duas antecipações em agosto e em novembro, referente aos resultados do primeiro semestre de cada ano e no terceiro trimestre, respectivamente. Os dividendos complementares são propostos em Proposta da Administração entregue à CVM em conjunto com as Demonstrações Financeiras para aprovação na Assembleia em abril do ano subsequente.

Na seção Histórico de Dividendos, listamos todos os pagamentos de dividendos e JCP realizados pela Tegma desde o IPO.


A Tegma confere tag along aos seus acionistas?

A Tegma possui tag along de 100%, garantindo a proteção dos acionistas minoritários caso a companhia seja adquirida e realize uma OPA (Oferta Pública de Aquisição).


Como e onde a Tegma divulga suas informações públicas?

Todos os avisos aos acionistas, comunicados ao mercado, fatos relevantes e anúncios de resultado da Tegma são divulgados de forma simultânea na CVM e no site de relações com investidores da Tegma, além de encaminhados para todos os cadastrados em nosso mailing (caso deseje receber nossos comunicados, cadastre-se na seção Cadastre-se no Mailing).


Como é possível contatar o setor de RI?

O contato pode ser feito por telefone, através do número +55 (11) 4346-2532 ou por e-mail, pelo ri@tegma.com.br.

Para mais informações acesse a seção Fale conosco.


Quais os contatos para informações sobre os valores mobiliários emitidos pela companhia?

O atendimento aos acionistas da Tegma é efetuado pelo Itaú Unibanco S.A., por telefone ou presencialmente em quaisquer agências do Banco, principalmente nas seguintes agências especializadas:

Brasília: SCS Quadra 3 – Ed. D’Angela, 30 – Bl. A, Sobreloja;

Belo Horizonte: Av. João Pinheiro, 195 – Subsolo;

Curitiba: R. João Negrão, 65 – Sobreloja;

Porto Alegre: R. Sete de Setembro, 1.069 – 3º andar;

Rio de Janeiro: Av. Almirante Barroso, 52- 2º andar;

São Paulo: R. Boa Vista, 176 – 1º Subsolo;

Salvador: Av. Estados Unidos, 50 – 2º andar.

Os telefones de contato para atendimento pelo Banco Itaú são: (011) 3003-9285, para Capitais e Regiões Metropolitanas, e 0800 720-9285, para demais localidades.

 

NEGÓCIOS

Quando a empresa foi fundada e qual é a história dela?

A história da Tegma se iniciou em 1969, quando foi fundada por Fernando Schettino e Francisco Creso como Transportadora Sinimbú e era responsável por transporte de carnes. Em 1971, depois de negociações comerciais se iniciaram operações de transporte de veículos da montadora General Motors da fábrica de São Caetano do Sul para o Rio de Janeiro e Niterói. A expansão dos negócios de transporte de veículos foi exponencial e com aquisições e a conquista de novos clientes se tornou o principal negócio da empresa em pouco tempo.

Em julho de 2007 a Tegma realizou seu IPO na Bovespa/B3 e se torna a primeira empresa do segmento a realizar uma abertura de seu capital. Leia mais na nossa seção Quem Somos.


Quais são as divisões de negócio da Tegma?

A Tegma é um operador logístico especializado em operações de alta complexidade para setores da indústria que exigem um estrito padrão de qualidade de serviços. Atualmente concentramos nossas operações em duas principais linhas de negócio, a logística automotiva e a logística integrada.

Na LOGÍSTICA AUTOMOTIVA realizamos serviços de transferência e distribuição de veículos zero quilômetro e usados, transferências portuárias, gestão de estoques e de pátios de montadoras de veículos e serviços de preparação de veículos para venda.

Na LOGÍSTICA INTEGRADA nós atuamos com duas operações distintas, a de LOGÍSTICA INDUSTRIAL, atuando em todas as etapas, desde o recebimento dos produtos a granel em portos ou de peças em fornecedores até o abastecimento das linhas de produção. Já na a operação de ARMAZENAGEM realizamos serviços de planejamento da entrada, manuseio e separação, picking, separação e preparação de pedidos e expedição, tudo através de nossos armazéns que totalizam 27 mil m² na cidade de Barueri em São Paulo e na cidade de Pavuna, no Rio de Janeiro.

Leia mais sobre nossas operações na seção Nossos Negócios ou baixe a nossa Apresentação Institucional.


Quais são os setores de atuação da Tegma?

A Tegma está diretamente relacionada com o mercado de veículos 0km no Brasil, setor cíclico que historicamente acompanha o desempenho econômico brasileiro e global. Em períodos de baixo crescimento ou recessão, a venda de veículos novos costuma cair consideravelmente e em momentos de forte crescimento econômico as vendas crescem em múltiplos superiores ao crescimento do PIB.

A Tegma também está intimamente ligada aos setores de cuidados pessoais, vidreiros e de eletrodomésticos por operarmos o serviço de abastecimento de linha de produção dessas indústrias. Temos exposição a setores de bens de consumo por realizarmos a armazenagem de empresas de bens alimentícios e voltados ao e-commerce.

A sede da Companhia se localiza em São Bernardo do Campo, região do ABC paulista, berço da indústria automobilística no Brasil.

Na Logística Automotiva, nós transportamos veículos para aproximadamente 2,9 mil concessionárias em todo o país, além da entrega de veículos produzidos no Brasil a serem exportados via portos ou para países do Mercosul via terrestre. Possuímos mais de 20 pátios em 11 estados diferentes, localizados próximos de montadoras ou em pontos estratégicos.

Na Logística Integrada concentramos nossas operações próximo das bases dos nossos clientes, localizados nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Paraná.

Leia mais sobre nossas operações na seção Nossos Negócios ou baixe a nossa Apresentação Institucional


Qual modal logístico da Tegma?

A Tegma é uma empresa primordialmente de transporte rodoviário, exceto no percurso hidroviário para o transporte de veículos zero quilômetro entre a cidade de Belém-PA e a cidade de Manaus-AM e redondezas, por meio principalmente do Rio Amazonas. A via rodoviária entre essas duas cidades é inviável e por via hidroviária, leva-se 7 dias, com em média 170 veículos em uma única balsa, que não detemos, mas contratamos.


A Tegma tem negócios no exterior?

A Tegma não tem negócios no exterior atualmente.


Como é o investimento da Tegma em inovação?

A tegUP é uma aceleradora de startups criada em 2017 para ser a divisão de inovação da Tegma. Pioneira nesse segmento, a tegUP busca startups e empresas de tecnologia transformadoras que ofereçam produtos, serviços e tecnologia relacionados ao universo da logística, apresentem alto potencial de evolução e necessitem de algum tipo de suporte para acelerar seu crescimento.

Desde a sua criação, a tegUp já analisou +180 start-ups e realizou dois investimentos, na Frete Rápido, o primeiro HUB de transporte 100% Cloud da América Latina, e na Rabbot, empresa de gestão de frotas.

Clique aqui para conhecer mais sobre o trabalho realizado pela TegUp assim como seus investimentos.


Qual a diferença entre armazenagem e gestão de pátios?

O serviço de armazenagem de veículos corresponde ao parqueamento de veículos que saem das montadoras de veículos por não haver espaço suficiente dentro das fábricas. O serviço é realizado e cobrado em termos de tempo e de vagas utilizadas.

O serviço de gestão de pátios corresponde ao serviço que prestamos de administração de todos os veículos que saem da fábrica do cliente ou que são importados, inclusive de veículos que não serão transportados por nós. Esses veículos são manuseados por nossos funcionários e o contato com a montadora é constante.


Poderiam explicar detalhadamente a operação de transporte e de veículos?

Para as montadoras, a racionalização de custos depende da programação e da integração sincronizada de todas as etapas do processo produtivo. Para que as montadoras produzam com o mínimo de capital empregado, é preciso que haja formação mínima de estoques, sincronizando o fornecimento de peças e equipamentos com o fluxo previsto da demanda por veículos novos.

Os veículos novos são faturados na modalidade CIF pela quase totalidade das montadoras. O frete e os custos do seguro são pagos pelas montadoras e são incorporados ao custo final dos veículos para concessionários e consumidores finais.

A partir do momento da encomenda de um lote de veículos por um concessionário à montadora, sua entrega deve ocorrer imediatamente, de forma a atender as expectativas do consumidor. A rapidez da entrega e nível de avarias do veículo são dois fatores importantes para o sucesso dos esforços de venda.

As concessionárias mantêm estoques pequenos de veículos novos. Dessa forma, grande parte desses estoques permanecem armazenados nos pátios das montadoras ou da Tegma. Estes são na sua maioria alugados (17 de 21). Dentro dos pátios Tegma, também se faz necessário alguns serviços de inspeção e adaptação de veículos antes da entrega para locadoras e concessionárias.

Enquanto alguns desses revendedores ou locadoras localizados nos maiores centros urbanos fazem pedidos de lotes maiores e com maior regularidade, permitindo em alguns casos embarques direto das montadoras.

Outros, localizados em cidades menores, o fazem esporadicamente e em lotes pequenos. A prontidão da entrega permanece como um atributo competitivo da mesma importância em todos casos. Dessa forma, se faz necessário a consolidação dos veículos de montadoras de uma mesma região em pátios da Tegma.

A consolidação consiste no transporte de veículos de diversas marcas em uma determinada rota embarcados no mesmo caminhão, reduzindo o tempo de espera e o custo médio por veículo.

A exportação de veículos é realizada até os portos ou via rodoviária para países do Mercosul.

O mix de caminhoneiros próprios (7%) e terceiros (93%) é em função da estratégia voltada à redução dos riscos associados a flutuações na demanda por serviços e à captura dos ganhos decorrentes da especialização adquirida pelos caminhoneiros com respeito a determinadas rotas.

Em razão de termos mais de mil caminhoneiros rodando pelas estradas do Brasil, temos desde 2007 um programa chamado Forte, direcionado ao treinamento, à comunicação e à prevenção de acidentes junto aos nossos caminhoneiros.


A aquisição de carros próprios tende a diminuir?

Até o início da Pandemia da COVID 19 era possível observar uma tendência em grandes centros urbanos no país da redução da intenção de compra de veículos principalmente por parte de jovens por conta do uso de aplicativos de carona como Uber e do aumento da locação de veículos para viagens mais longas. Apesar disso, fora dos grandes centros havia ainda um grande interesse por parte das pessoas que ainda dependiam de transporte público em comprar seu veículo.

Após a Pandemia da COVID 19, pôde-se perceber um aumento do interesse da compra de um veículo próprio para que se pudesse depender menos do transporte público em função das medidas de isolamento social.


Como fazer para calcular o market share da logística de veículos da Tegma?

market share da logística de veículos é o % do mercado de veículos que foram transportados pela Tegma. Esse percentual é obtido através da divisão da quantidade de veículos transportados pela Tegma pelas vendas de veículos no atacado. Todos esses dados estão disponíveis em nossa Série Histórica.

As vendas no atacado (produção+venda de importados¹-variação dos estoques das montadoras) é a melhor representação do nosso mercado de atuação, que correspondem às vendas entre montadoras/portos e concessionárias/exportação. Adicionalmente se pode calcular o market share calculando as vendas domésticas + exportações.

¹ o melhor indicador seria a quantidade de veículos importados pelo Brasil, que deixou de ser publicado pelo Governo, o que nos fez substituir pela quantidade de veículos importados vendidos nos país.


Como posso entender melhor sobre o setor de logística?

Além de nossa apresentação institucional, em que contextualizamos brevemente o setores logísticos em que a Tegma está inserida, conteúdos específicos do tema podem ser encontrado no sites da ABOL (Associação Brasileira de Operadores Logísticos), ABRALOG (Associação Brasileira de Logística) e a ILOS (Instituto de Logística e Supply Chain).


O que significa o modelo de negócio asset light? Como pe a relação da Tegma com seus caminhoneiros?

Esse termo se refere ao fato de não possuímos boa parte dos caminhões que utilizamos em nossas operações, pelo fato do transporte ser realizado por parceiros. Da mesma forma, boa parte dos pátios consolidadores na operação de veículos e 100% dos armazéns das operações da logística integrada são, em sua maioria, alugados.

Esse modelo é conhecido por ser adaptável à expansões e retrações do mercado, apresentando uma alta resiliência de resultados.


Por qual motivo vocês optam por um modelo asset light, quais são as grandes vantagens de terceirizar a frota?

O motivo da escolha do modelo asset light se dá em função da alta volatilidade do mercado de venda de veículos novos no Brasil, que já passou por diversas crises e, por conta da característica discricionária do veículo, normalmente em crises as vendas caem muito mais do que a média da economia.

Por conta disso, o modelo asset light em que nós contratamos parceiros para realizarem o transporte dos veículos em contrapartida de uma remuneração variável é uma forma da empresa se proteger dos momentos de crise.

A vantagem do modelo terceirizado é o incentivo ao nosso transportador parceiro de que, o mais se trabalhe, melhor remunerado será. No entanto, todas as regras da lei do caminhoneiro sendo cumpridas, com a quantidade máxima de horas de trabalho por dia sendo cumpridas, tempo de descanso e todas as outras exigências para se resguardar a qualidade do trabalho.


Como obtenho informações sobre o mercado automotivo?

ANFAVEA  e a Fenabrave são as maiores associações do setor automotivo e consequentemente os principais provedores de dados e estatísticas pro mercado. Adicionalmente compilamos as principais informações do setor e disponibilizamos em nossa Série Histórica, na aba “dados de mercado”.


A Tegma é filiada a alguma associação de classe?

A Tegma é filiada à ABOL (Associação Brasileira de Operadores Logísticos) e à ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química).


Do que se trata a Joint Venture GDL? E a CATLOG?

A GDL é um jointventure entre a Tegma e a empresa Silotec (50% – 50%) que unificou as atividades de armazenagem aduaneira e geral desenvolvidas pelas duas companhias em Cariacica/ES.

A Catlog foi uma controlada em conjunto da Tegma com a Compagnie D’ Affretement et de Transport – CAT que prestava serviços logísticos para a montadora Renault-Nissan, teve suas operações descontinuadas em 2015.


Porque comprar as ações da Tegma?

A Tegma é uma empresa de logística, com grande exposição ao mercado automotivo de veículos zero quilômetros, mercado que por sua vez depende do PIB, do nível de renda nacional, da facilidade de crédito para o segmento, da confiança do consumidor, do mercado de locadoras e, mais recentemente, da dinâmica de aplicativos de carona (Uber, 99, Cabify). A participação de mercado da Tegma nos últimos anos tem sido entre 28,6% e 25,6%, refletindo a estabilidade dos contratos com as montadoras que contemplam as regiões a que são nossa responsabilidade entregar. A empresa tem grande percentual de seus custos atrelados à quantidade de veículos transportados, haja vista que grande parte dos caminhões que utilizamos é terceirizado, o que torna as margens e a geração de caixa resiliente às grandes flutuações, inerentes ao mercado automotivo brasileiro.

A Tegma também é responsável na operação de logística integrada pela gestão de matéria prima para a fabricação de materiais de limpeza doméstica e pessoal, de vidro e de peças para a produção de eletrodomésticos.

A empresa tem uma estrutura de capital pouco alavancada financeiramente por conta da alta geração de caixa e dos baixos investimentos necessários para suportar o crescimento de suas operações.

 

RESPONSABILIDADE

Como é composta a Estrutura de Governança Corporativa da Tegma?

A Tegma possui uma governança corporativa, que além de abranger o controle e o planejamento, olha para o passado e o futuro da Companhia.

A estrutura de governança corporativa é composta por: Conselho de Administração (Seis membros e dois independentes[um deles presidente]), Conselho Fiscal, Comitê de Auditoria e Comitê de Gente, Gestão e Governança, com um membro independente cada. Além de áreas de suporte como Auditoria Interna, Compliance e Gestão de Riscos.

Para conhecer mais dos nossos conselheiros e diretores que compõem a nossa administração acesse a seção Administração do nosso site ou conheça nossa seção de ESG.


A empresa tem um cana de denúncias?

Sim, o canal de denúncias pode ser acessado através do site https://www.canalconfidencial.com.br/tegma/ ou através do número 0800 377 8001, de segunda à sexta das 08h às 20h.


Quais são os compromissos da Tegma com o meio ambiente?

Na Tegma nos esforçamos para tomar decisões que minimizem nosso impacto no meio ambiente. Dentre as medidas mais importantes estão o incentivo à modernização da frota para motores mais eficientes e o controle da fumaça desses equipamentos visando a redução da emissão de poluentes e gases Efeito Estufa, até a implementação de novas tecnologias para a lavagem das carretas.

Caso deseje conhecer todas nossas iniciativas, visite nossa seção de ESG.


Como se faz para votar à distância nas assembleias da Tegma?

Para o acionista que deseja votar nas assembleias, basta fazer o download do Boletim de voto à distância, que é publicado em nosso site e seguir as instruções de voto.


A Tegma tem algum reconhecimento de boa empresa para de trabalhar?

A Tegma foi reconhecida, após uma ampla pesquisa interna, com a certificação Great Place to Work, uma conquista que reforça o comprometimento da companhia em promover um ambiente de trabalho que valoriza o nosso capital humano.

Também somos membros do Programa Empresa Cidadã, desta forma prorrogamos por mais sessenta dias a duração da licença-maternidade e por quinze dias a duração da licença-paternidade.


Quais são as iniciativas ligadas à responsabilidade social que a Tegma apoia?

A Tegma atua como agente no desenvolvimento socioeconômico das comunidades em que está inserida e em diversas outras, apoiando iniciativas ligadas ao social, ao apoio à 3ª idade, ao cultural e ao esporte. A empresa realizou em 2018 e em 2019 40 ações e doações/apoio a instituições voltadas à promoção do bem-estar social e da melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Confira a relação de todas as nossas iniciativas acessando nossa seção de ESG.


Quais são os cuidados que a Tegma adota nas estradas?

A segurança é um valor fundamental e parte de nossa cultura. Compartilhamos a estrada com milhares de pessoas em todo o país todos os dias e temos o objetivo manter essas estradas o mais seguras possível para todos que estão nelas. Além de cumprir as leis e regulamentos de trânsito, a Tegma dá sua contribuição para a segurança no trânsito de várias maneiras – informação clara e rápida sobre as estradas, treinamento aos motoristas e infraestrutura apropriada para o devido descanso dos motoristas.

Em 2008 criamos o Programa Forte, visando o desenvolvimento de condições adequadas de trabalho dos nossos transportadores e abrangendo uma série de ações para melhorias dos processos.

Entenda mais sobre nossas iniciativas de cuidado com a vida em nossa seção de ESG.


Qual é o contato de assessoria de imprensa da Tegma?

Para assessoria de imprensa, entre em contato com:

SW Comunicação e Conteúdo

Simon Widman

+55 (11) 99936-7948

simon.widman@esp2.com.br


A empresa tem alguma mídia social?

A Tegma possui as seguintes mídias sociais:

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/tegmagestaologistica

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCUHHmcd5ntjQHbh13IhOaRg

 

FINANCEIRO

Quais agências de rating avaliam a Tegma?

Desde 2018 a Tegma é avaliada pela agência Fitch. O histórico completo pode ser acessado através de nossa seção de Rating.


Como é possível projetar as informações financeiras e operacionais da Tegma para a confecção de um valuantion?

A Tegma disponibiliza para o mercado o Guia de Valuation, documento em que reunimos informações de como a Companhia se comportou no passado para auxiliar analistas e investidores para realizar suas projeções.


Quando acaba o ano fiscal da empresa?

O ano fiscal da Tegma acaba em 31/12/2020.


Quando a empresa divulga seus resultados?

A Tegma divulga seus resultados trimestralmente, você pode ter acesso ao calendário completo na nossa seção Calendário de Eventos.


Quais bancos de investimento realizam analises sobre a Tegma?

A Tegma é coberta por diversos bancos de investimento e por casas de análises. Todos preços alvo e estimativas você encontra na seção Cobertura de Analistas do nosso site.


Quais os padrões contábeis adotados pela Tegma?

A Tegma, assim como as demais empresas brasileiras, segue a regulamentação realizada através do Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC, por meio das Normas Brasileiras de Contabilidade – NBC, que, por sua vez, seguem os padrões contidos no IFRS.