FAQ
AÇÕES
Para receber todas as comunicações da Tegma, basta se cadastrar no mailing no campo disponível na página inicial ou na seção Cadastre-se no Mailing.
A Tegma tem um total de 66.002.915 ações e 48,5% delas estão disponíveis para negociação na Bolsa de Valores de São Paulo (B3 – Brasil, Bolsa, Balcão), podendo ser adquiridas através de corretoras de valores, de acordo com as normas do mercado.
Antes de procurar uma corretora de valores para iniciar a negociação, é recomendado que você estude o assunto através de materiais disponíveis no portal de educação da B3.
As ações da Tegma têm o Ticker TGMA3.
Na seção Cotações, disponibilizamos tabelas e gráficos com o histórico de cotações e com a cotação online (atualizado a cada 15 minutos) da Tegma.
O Novo Mercado é um segmento de listagem destinado à negociação de ações de empresas que adotam, voluntariamente, práticas de governança corporativa adicionais às que são exigidas pela legislação brasileira. A listagem nesse segmento especial implica a adoção de um conjunto de regras societárias que ampliam os direitos dos acionistas, além da divulgação de políticas e existência de estruturas de fiscalização e controle. O Novo Mercado conduz as empresas ao mais elevado padrão de governança corporativa. A Tegma participa o Novo Mercado da B3 desde o seu IPO, em 03 de julho de 2007.
O bloco controlador da Tegma é composto por três empresas (Mopia Participações e Empreendimentos Ltda., Cabana Empreendimentos e Participações Ltda. e Coimex Empreendimentos e Participações Ltda.) que detêm 50,6% das ações da empresa.
Outros acionistas controladores e as ações em tesouraria detém a 0,9%.
Os demais 48,5% são compostos por ações disponíveis para compra no mercado de ações, assim como ações em tesouraria e demais acionistas controladores.
Leia mais na seção Estrutura Acionária do nosso site.
Os riscos que a Tegma estão expostos estão explicados detalhadamente no item 4 do nosso Formulário de Referência.
Os eventos futuros podem ser acessados através da nossa seção Calendário de Eventos, os eventos que já ocorreram podem ser acessados através do nosso Canal no YouTube.
Além das informações contidas no nosso site de RI e nesse FAQ, a principal fonte de informações da companhia é o nosso Formulário de Referência, disponível na seção Documentos Entregues à CVM.
- No endereço (www.correspondenciasdigitais.com.br), clique em Primeiro Acesso;
2. Digite seu número de CPF e data de nascimento (Pessoa Física) ou CNPJ e data de fundação (Pessoa Jurídica);
3. Escolha a opção para verificar a sua identidade (número de telefone ou e-mail). Caso não encontre seu número de telefone e e-mail, ligue em nossa Central de Atendimento 0800 720 0223;
4. Digite o código recebido por e-mail e/ou telefone e crie a sua senha pessoal;
5. Pronto, agora basta você entrar com seu CPF/CNPJ e nova senha cadastrada para acessar os seus documentos.
Caso tenham problemas, os investidores podem entrar em contato com a central de atendimento ao investidor no telefone abaixo:
Atendimento Exclusivo aos Investidores
(11) 3003-9285 (capitais e regiões metropolitanas)
0800 7209285 (demais localidades)
Em dias úteis das 9h às 18h.
O dividendo obrigatório da Tegma é de, no mínimo, 25% do lucro líquido ajustado, na forma da Lei das Sociedades por Ações e do Estatuto Social.
No entanto, em reunião do Conselho de Administração realizada em 11 de fevereiro de 2010, foi aprovada a adoção de uma Política Indicativa de distribuição de dividendos da Companhia, para que as futuras distribuições de dividendos, inclusive juros sobre o capital próprio, sejam realizadas no mínimo em valor equivalente a 50% do lucro líquido do exercício. A Política de Distribuição também estabelece duas antecipações em agosto e em novembro, referente aos resultados do primeiro semestre de cada ano e no terceiro trimestre, respectivamente. Os dividendos complementares são propostos em Proposta da Administração entregue à CVM em conjunto com as Demonstrações Financeiras para aprovação na Assembleia em abril do ano subsequente.
Clique aqui para acessar a Política de Destinação de Resultados da Companhia, aprovada em 27 de abril de 2023, que detalha a política de pagamento de dividendos com base na referida Política Indicativa.
Na seção Histórico de Dividendos, listamos todos os pagamentos de dividendos e JCP realizados pela Tegma desde o IPO.
A Tegma possui tag along de 100%, garantindo a proteção dos acionistas minoritários caso a companhia seja adquirida e realize uma OPA (Oferta Pública de Aquisição).
Todos os avisos aos acionistas, comunicados ao mercado, fatos relevantes e anúncios de resultado da Tegma são divulgados de forma simultânea na CVM e no site de relações com investidores da Tegma, além de encaminhados para todos os cadastrados em nosso mailing (caso deseje receber nossos comunicados, cadastre-se na seção Cadastre-se no Mailing).
O contato pode ser feito por telefone, através do número +55 (11) 4346-2532 ou por e-mail, pelo ri@tegma.com.br.
Para mais informações acesse a seção Fale conosco.
O atendimento aos acionistas da Tegma é efetuado pelo Itaú Unibanco S.A.
Os telefones de contato para atendimento pelo Banco Itaú são: (011) 3003-9285, para Capitais e Regiões Metropolitanas, e 0800 720-9285, para demais localidades.
NEGÓCIOS
A história da Tegma se iniciou em 1969, quando foi fundada por Fernando Schettino e Francisco Creso como Transportadora Sinimbú e era responsável por transporte de carnes. Em 1971, depois de negociações comerciais se iniciaram operações de transporte de veículos da montadora General Motors da fábrica de São Caetano do Sul para o Rio de Janeiro e Niterói. A expansão dos negócios de transporte de veículos foi exponencial e com aquisições e a conquista de novos clientes se tornou o principal negócio da empresa em pouco tempo.
Em julho de 2007 a Tegma realizou seu IPO na Bovespa/B3 e se torna a primeira empresa do segmento a realizar uma abertura de seu capital. Leia mais na nossa seção Quem Somos.
A Tegma é um operador logístico especializado em operações de alta complexidade para setores da indústria que exigem um estrito padrão de qualidade de serviços. Atualmente concentramos nossas operações em duas principais linhas de negócio, a logística automotiva e a logística integrada.
Na LOGÍSTICA AUTOMOTIVA realizamos serviços de transferência e distribuição de veículos zero quilômetro e usados, transferências portuárias, gestão de estoques e de pátios de montadoras de veículos e serviços de preparação de veículos para venda.
Na LOGÍSTICA INTEGRADA nós atuamos com duas operações distintas, a de LOGÍSTICA INDUSTRIAL, atuando em todas as etapas, desde o recebimento dos produtos a granel em portos ou de peças em fornecedores até o abastecimento das linhas de produção. Já na a operação de ARMAZENAGEM realizamos serviços de planejamento da entrada, manuseio e separação, picking, separação e preparação de pedidos e expedição, tudo através de nossos armazéns que totalizam 27 mil m² na cidade de Barueri em São Paulo e na cidade de Pavuna, no Rio de Janeiro.
Leia mais sobre nossas operações na seção Nossos Negócios ou baixe a nossa Apresentação Institucional.
A Tegma está diretamente relacionada com o mercado de veículos 0km no Brasil, setor cíclico que historicamente acompanha o desempenho econômico brasileiro e global. Em períodos de baixo crescimento ou recessão, a venda de veículos novos costuma cair consideravelmente e em momentos de forte crescimento econômico as vendas crescem em múltiplos superiores ao crescimento do PIB.
A Tegma também está intimamente ligada aos setores de cuidados pessoais, vidreiros e de eletrodomésticos por operarmos o serviço de abastecimento de linha de produção dessas indústrias. Temos exposição a setores de bens de consumo por realizarmos a armazenagem de empresas de bens alimentícios e voltados ao e-commerce.
A sede da Companhia se localiza em São Bernardo do Campo, região do ABC paulista, berço da indústria automobilística no Brasil.
Na Logística Automotiva, nós transportamos veículos para aproximadamente 2,9 mil concessionárias em todo o país, além da entrega de veículos produzidos no Brasil a serem exportados via portos ou para países do Mercosul via terrestre. Possuímos mais de 20 pátios em 11 estados diferentes, localizados próximos de montadoras ou em pontos estratégicos.
Na Logística Integrada concentramos nossas operações próximo das bases dos nossos clientes, localizados nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Paraná.
Leia mais sobre nossas operações na seção Nossos Negócios ou baixe a nossa Apresentação Institucional
A Tegma é uma empresa primordialmente de transporte rodoviário, exceto no percurso hidroviário para o transporte de veículos zero quilômetro entre a cidade de Belém-PA e a cidade de Manaus-AM e redondezas, por meio principalmente do Rio Amazonas. A via rodoviária entre essas duas cidades é inviável e por via hidroviária, leva-se 7 dias, com em média 170 veículos em uma única balsa, que não detemos, mas contratamos.
A Tegma não tem negócios no exterior atualmente.
A tegUP é uma aceleradora de startups criada em 2017 para ser a divisão de inovação da Tegma. Pioneira nesse segmento, a tegUP busca startups e empresas de tecnologia transformadoras que ofereçam produtos, serviços e tecnologia relacionados ao universo da logística, apresentem alto potencial de evolução e necessitem de algum tipo de suporte para acelerar seu crescimento.
Desde a sua criação, a tegUp já analisou +500 start-ups e realizou dois investimentos, na Frete Rápido, o primeiro HUB de transporte 100% Cloud da América Latina, e na Rabbot, empresa de gestão de frotas.
Clique aqui para conhecer mais sobre o trabalho realizado pela TegUp assim como seus investimentos.
O serviço de armazenagem de veículos corresponde ao parqueamento de veículos que saem das montadoras de veículos por não haver espaço suficiente dentro das fábricas. O serviço é realizado e cobrado em termos de tempo e de vagas utilizadas.
O serviço de gestão de pátios corresponde ao serviço que prestamos de administração de todos os veículos que saem da fábrica do cliente ou que são importados, inclusive de veículos que não serão transportados por nós. Esses veículos são manuseados por nossos funcionários e o contato com a montadora é constante.
Para as montadoras, a racionalização de custos depende da programação e da integração sincronizada de todas as etapas do processo produtivo. Para que as montadoras produzam com o mínimo de capital empregado, é preciso que haja formação mínima de estoques, sincronizando o fornecimento de peças e equipamentos com o fluxo previsto da demanda por veículos novos.
Os veículos novos são faturados na modalidade CIF pela quase totalidade das montadoras. O frete e os custos do seguro são pagos pelas montadoras e são incorporados ao custo final dos veículos para concessionários e consumidores finais.
A partir do momento da encomenda de um lote de veículos por um concessionário à montadora, sua entrega deve ocorrer imediatamente, de forma a atender as expectativas do consumidor. A rapidez da entrega e nível de avarias do veículo são dois fatores importantes para o sucesso dos esforços de venda.
As concessionárias mantêm estoques pequenos de veículos novos. Dessa forma, grande parte desses estoques permanecem armazenados nos pátios das montadoras ou da Tegma. Estes são na sua maioria alugados. Dentro dos pátios Tegma, também se faz necessário alguns serviços de inspeção e adaptação de veículos antes da entrega para locadoras e concessionárias.
Enquanto alguns desses revendedores ou locadoras localizados nos maiores centros urbanos fazem pedidos de lotes maiores e com maior regularidade, permitindo em alguns casos embarques direto das montadoras.
Outros, localizados em cidades menores, o fazem esporadicamente e em lotes pequenos. A prontidão da entrega permanece como um atributo competitivo da mesma importância em todos casos. Dessa forma, se faz necessário a consolidação dos veículos de montadoras de uma mesma região em pátios da Tegma.
A consolidação consiste no transporte de veículos de diversas marcas em uma determinada rota embarcados no mesmo caminhão, reduzindo o tempo de espera e o custo médio por veículo.
A exportação de veículos é realizada até os portos ou via rodoviária para países do Mercosul.
O mix de caminhoneiros próprios (7%) e terceiros (93%) é em função da estratégia voltada à redução dos riscos associados a flutuações na demanda por serviços e à captura dos ganhos decorrentes da especialização adquirida pelos caminhoneiros com respeito a determinadas rotas.
Em razão de termos mais de mil caminhoneiros rodando pelas estradas do Brasil, temos desde 2007 um programa chamado Forte, direcionado ao treinamento, à comunicação e à prevenção de acidentes junto aos nossos caminhoneiros.
Até o início da Pandemia da COVID 19 era possível observar uma tendência em grandes centros urbanos no país da redução da intenção de compra de veículos principalmente por parte de jovens por conta do uso de aplicativos de carona como Uber e do aumento da locação de veículos para viagens mais longas. Apesar disso, fora dos grandes centros havia ainda um grande interesse por parte das pessoas que ainda dependiam de transporte público em comprar seu veículo.
Após a Pandemia da COVID 19, pôde-se perceber um aumento do interesse da compra de um veículo próprio para que se pudesse depender menos do transporte público em função das medidas de isolamento social.
O market share da logística de veículos é o % do mercado de veículos que foram transportados pela Tegma. Esse percentual é obtido através da divisão da quantidade de veículos transportados pela Tegma pelas vendas domésticas de veículos somado às exportações. Todos esses dados estão disponíveis em nossa Série Histórica.
Além de nossa apresentação institucional, em que contextualizamos brevemente o setores logísticos em que a Tegma está inserida, conteúdos específicos do tema podem ser encontrado no sites da ABOL (Associação Brasileira de Operadores Logísticos), ABRALOG (Associação Brasileira de Logística) e a ILOS (Instituto de Logística e Supply Chain).
Esse termo se refere ao fato de não possuímos boa parte dos caminhões que utilizamos em nossas operações, pelo fato do transporte ser realizado por parceiros. Da mesma forma, boa parte dos pátios consolidadores na operação de veículos e 100% dos armazéns das operações da logística integrada são, em sua maioria, alugados.
Contamos com cerca de 1.500 caminhoneiros parceiros na divisão de Logística Automotiva. Estes não são funcionários da Tegma – em vez disso, possuem uma licença que lhes permite operar em nome da Tegma e transportar os veículos para nossos clientes. Dessa forma, são pagos por meio de uma tarifa de transporte, acordada entre a Tegma, seus clientes e os sindicatos que representam os motoristas. Nossos motoristas parceiros são considerados um custo 100% variável.
Esse modelo é conhecido por ser adaptável à expansões e retrações do mercado, apresentando uma alta resiliência de resultados.
O motivo da escolha do modelo asset light se dá em função da alta volatilidade do mercado de venda de veículos novos no Brasil, que já passou por diversas crises e, por conta da característica discricionária do veículo, normalmente em crises as vendas caem muito mais do que a média da economia.
Por conta disso, o modelo asset light em que nós contratamos parceiros para realizarem o transporte dos veículos em contrapartida de uma remuneração variável é uma forma da empresa se proteger dos momentos de crise.
A vantagem do modelo terceirizado é o incentivo ao nosso transportador parceiro de que, o mais se trabalhe, melhor remunerado será. No entanto, todas as regras da lei do caminhoneiro sendo cumpridas, com a quantidade máxima de horas de trabalho por dia sendo cumpridas, tempo de descanso e todas as outras exigências para se resguardar a qualidade do trabalho.
A ANFAVEA e a Fenabrave são as maiores associações do setor automotivo e consequentemente os principais provedores de dados e estatísticas pro mercado. Adicionalmente compilamos as principais informações do setor e disponibilizamos em nossa Série Histórica, na aba “dados de mercado”.
A Tegma é filiada à ABOL (Associação Brasileira de Operadores Logísticos) e à ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química).
A GDL é um jointventure entre a Tegma e a empresa Silotec (50% – 50%) que unificou as atividades de armazenagem aduaneira e geral desenvolvidas pelas duas companhias em Cariacica/ES.
RESPONSABILIDADE
A Tegma possui uma governança corporativa, que além de abranger o controle e o planejamento, olha para o passado e o futuro da Companhia.
A estrutura de governança corporativa é composta por: Conselho de Administração (Seis membros e dois independentes[um deles presidente]), Conselho Fiscal, Comitê de Auditoria não estatutário e Comitê de Gente, Gestão e Governança. Além de áreas de suporte como Auditoria Interna, Compliance e Gestão de Riscos.
Para conhecer mais dos nossos conselheiros e diretores que compõem a nossa administração acesse a seção Administração do nosso site.
Sim, o canal de denúncias pode ser acessado através do site www.contatoseguro.com.br/tegma ou através do telefone 0800 517 1203, 24h por dia, 7 dias por semana.
Na Tegma nos esforçamos para tomar decisões que minimizem nosso impacto no meio ambiente. Dentre as medidas mais importantes estão o incentivo à modernização da frota para motores mais eficientes e o controle da fumaça desses equipamentos visando a redução da emissão de poluentes e gases Efeito Estufa, até a implementação de novas tecnologias para a lavagem das carretas.
Caso deseje conhecer todas nossas iniciativas, acesse nosso Relatório Integrado anual em nossa seção de ESG.
Para o acionista que deseja votar nas assembleias, basta fazer o download do Boletim de voto à distância, que é publicado em nosso site e seguir as instruções de voto.
A Tegma foi reconhecida, após uma ampla pesquisa interna, com a certificação Great Place to Work, uma conquista que reforça o comprometimento da companhia em promover um ambiente de trabalho que valoriza o nosso capital humano.
Também somos membros do Programa Empresa Cidadã, desta forma prorrogamos por mais sessenta dias a duração da licença-maternidade e por quinze dias a duração da licença-paternidade.
A Tegma atua como agente no desenvolvimento socioeconômico das comunidades em que está inserida e em diversas outras, apoiando iniciativas ligadas ao social, ao apoio à 3ª idade, ao cultural e ao esporte.
A segurança é um valor fundamental e parte de nossa cultura. Compartilhamos a estrada com milhares de pessoas em todo o país todos os dias e temos o objetivo manter essas estradas o mais seguras possível para todos que estão nelas. Além de cumprir as leis e regulamentos de trânsito, a Tegma dá sua contribuição para a segurança no trânsito de várias maneiras – informação clara e rápida sobre as estradas, treinamento aos motoristas e infraestrutura apropriada para o devido descanso dos motoristas.
Em 2008 criamos o Programa Forte, visando o desenvolvimento de condições adequadas de trabalho dos nossos transportadores e abrangendo uma série de ações para melhorias dos processos.
Entenda mais sobre nossas iniciativas de cuidado com a vida em nossa seção de ESG.
Para assessoria de imprensa, entre em contato com:
SW Comunicação e Conteúdo
Simon Widman
+55 (11) 99936-7948
simon.widman@esp2.com.br
A Tegma possui as seguintes mídias sociais:
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/tegmagestaologistica
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCUHHmcd5ntjQHbh13IhOaRg
FINANCEIRO
Desde 2018 a Tegma é avaliada pela agência Fitch. O histórico completo pode ser acessado através de nossa seção de Rating.
A Tegma disponibiliza para o mercado o Guia de Valuation, documento em que reunimos informações de como a Companhia se comportou no passado para auxiliar analistas e investidores para realizar suas projeções.
O ano fiscal da Tegma acaba em 31/12.
A Tegma divulga seus resultados trimestralmente, você pode ter acesso ao calendário completo na nossa seção Calendário de Eventos.
A Tegma é coberta por diversos bancos de investimento e por casas de análises. Todos preços alvo e estimativas você encontra na seção Cobertura de Analistas do nosso site.
A Tegma, assim como as demais empresas brasileiras, segue a regulamentação realizada através do Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC, por meio das Normas Brasileiras de Contabilidade – NBC, que, por sua vez, seguem os padrões contidos no IFRS.