NEGÓCIOS

Quando a empresa foi fundada e qual é a história dela?

A história da Tegma se iniciou em 1969, quando foi fundada por Fernando Schettino e Francisco Creso como Transportadora Sinimbú e era responsável por transporte de carnes. Em 1971, depois de negociações comerciais se iniciaram operações de transporte de veículos da montadora General Motors da fábrica de São Caetano do Sul para o Rio de Janeiro e Niterói. A expansão dos negócios de transporte de veículos foi exponencial e com aquisições e a conquista de novos clientes se tornou o principal negócio da empresa em pouco tempo.

Em julho de 2007 a Tegma realizou seu IPO na Bovespa/B3 e se torna a primeira empresa do segmento a realizar uma abertura de seu capital. Leia mais na nossa seção Quem Somos.

Quais são as divisões de negócio da Tegma?

A Tegma é um operador logístico especializado em operações de alta complexidade para setores da indústria que exigem um estrito padrão de qualidade de serviços. Atualmente concentramos nossas operações em duas principais linhas de negócio, a logística automotiva e a logística integrada.

Na logística automotiva realizamos serviços de transferência e distribuição de veículos zero quilômetro e usados, transferências portuárias, gestão de estoques e de pátios de montadoras de veículos e serviços de preparação de veículos para venda.

Na logística integrada nós atuamos com duas operações distintas, a de logística industrial, atuando em todas as etapas, desde o recebimento dos produtos a granel em portos ou de peças em fornecedores até o abastecimento das linhas de produção. Já na a operação de armazenagem realizamos serviços de planejamento da entrada, manuseio e separação, picking, separação e preparação de pedidos e expedição, tudo através de nossos armazéns que totalizam 27 mil m² na cidade de Barueri em São Paulo e na cidade de Pavuna, no Rio de Janeiro.

Leia mais sobre nossas operações na seção Nossos Negócios ou baixe a nossa Apresentação Institucional.

Quais são os setores de atuação da Tegma?

A Tegma está diretamente relacionada com o mercado de veículos 0km no Brasil, setor cíclico que historicamente acompanha o desempenho econômico brasileiro e global. Em períodos de baixo crescimento ou recessão, a venda de veículos novos costuma cair consideravelmente e em momentos de forte crescimento econômico as vendas crescem em múltiplos superiores ao crescimento do PIB.

A Tegma também está intimamente ligada aos setores de cuidados pessoais, vidreiros e de eletrodomésticos por operarmos o serviço de abastecimento de linha de produção dessas indústrias. Temos exposição a setores de bens de consumo por realizarmos a armazenagem de empresas de bens alimentícios e voltados ao e-commerce.

A sede da Companhia se localiza em São Bernardo do Campo, região do ABC paulista, berço da indústria automobilística no Brasil.

Na Logística Automotiva, nós transportamos veículos para aproximadamente 2,9 mil concessionárias em todo o país, além da entrega de veículos produzidos no Brasil a serem exportados via portos ou para países do Mercosul via terrestre. Possuímos mais de 20 pátios em 11 estados diferentes, localizados próximos de montadoras ou em pontos estratégicos.

Na Logística Integrada concentramos nossas operações próximo das bases dos nossos clientes, localizados nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Paraná.

Leia mais sobre nossas operações na seção Nossos Negócios ou baixe a nossa Apresentação Institucional

Qual modal logístico da Tegma?

A Tegma é uma empresa primordialmente de transporte rodoviário, exceto no percurso hidroviário para o transporte de veículos zero quilômetro entre a cidade de Belém-PA e a cidade de Manaus-AM e redondezas, por meio principalmente do Rio Amazonas. A via rodoviária entre essas duas cidades é inviável e por via hidroviária, leva-se 7 dias, com em média 170 veículos em uma única balsa, que não detemos, mas contratamos.

A Tegma tem negócios no exterior?

A Tegma não tem negócios no exterior atualmente.

Como é o investimento da Tegma em inovação?

A tegUP é uma aceleradora de startups criada em 2017 para ser a divisão de inovação da Tegma. Pioneira nesse segmento, a tegUP busca startups e empresas de tecnologia transformadoras que ofereçam produtos, serviços e tecnologia relacionados ao universo da logística, apresentem alto potencial de evolução e necessitem de algum tipo de suporte para acelerar seu crescimento.

Desde a sua criação, a tegUp já analisou +180 start-ups e realizou dois investimentos, na Frete Rápido, o primeiro HUB de transporte 100% Cloud da América Latina, e na Rabbot, empresa de gestão de frotas.

Clique aqui para conhecer mais sobre o trabalho realizado pela TegUp assim como seus investimentos.

Qual a diferença entre armazenagem e gestão de pátios?

O serviço de armazenagem de veículos corresponde ao parqueamento de veículos que saem das montadoras de veículos por não haver espaço suficiente dentro das fábricas. O serviço é realizado e cobrado em termos de tempo e de vagas utilizadas.

O serviço de gestão de pátios corresponde ao serviço que prestamos de administração de todos os veículos que saem da fábrica do cliente ou que são importados, inclusive de veículos que não serão transportados por nós. Esses veículos são manuseados por nossos funcionários e o contato com a montadora é constante.

Poderiam explicar detalhadamente a operação de transporte de veículos?

Para as montadoras, a racionalização de custos depende da programação e da integração sincronizada de todas as etapas do processo produtivo. Para que as montadoras produzam com o mínimo de capital empregado, é preciso que haja formação mínima de estoques, sincronizando o fornecimento de peças e equipamentos com o fluxo previsto da demanda por veículos novos.

Os veículos novos são faturados na modalidade CIF pela quase totalidade das montadoras. O frete e os custos do seguro são pagos pelas montadoras e são incorporados ao custo final dos veículos para concessionários e consumidores finais.

A partir do momento da encomenda de um lote de veículos por um concessionário à montadora, sua entrega deve ocorrer imediatamente, de forma a atender as expectativas do consumidor. A rapidez da entrega e nível de avarias do veículo são dois fatores importantes para o sucesso dos esforços de venda.

As concessionárias mantêm estoques pequenos de veículos novos. Dessa forma, grande parte desses estoques permanecem armazenados nos pátios das montadoras ou da Tegma. Estes são na sua maioria alugados (17 de 21). Dentro dos pátios Tegma, também se faz necessário alguns serviços de inspeção e adaptação de veículos antes da entrega para locadoras e concessionárias.

Enquanto alguns desses revendedores ou locadoras localizados nos maiores centros urbanos fazem pedidos de lotes maiores e com maior regularidade, permitindo em alguns casos embarques direto das montadoras.

Outros, localizados em cidades menores, o fazem esporadicamente e em lotes pequenos. A prontidão da entrega permanece como um atributo competitivo da mesma importância em todos casos. Dessa forma, se faz necessário a consolidação dos veículos de montadoras de uma mesma região em pátios da Tegma.

A consolidação consiste no transporte de veículos de diversas marcas em uma determinada rota embarcados no mesmo caminhão, reduzindo o tempo de espera e o custo médio por veículo.

A exportação de veículos é realizada até os portos ou via rodoviária para países do Mercosul.

O mix de caminhoneiros próprios (7%) e terceiros (93%) é em função da estratégia voltada à redução dos riscos associados a flutuações na demanda por serviços e à captura dos ganhos decorrentes da especialização adquirida pelos caminhoneiros com respeito a determinadas rotas.

Em razão de termos mais de mil caminhoneiros rodando pelas estradas do Brasil, temos desde 2007 um programa chamado Forte, direcionado ao treinamento, à comunicação e à prevenção de acidentes junto aos nossos caminhoneiros.

A aquisição de carros próprios tende a diminuir?

Até o início da Pandemia da COVID 19 era possível observar uma tendência em grandes centros urbanos no país da redução da intenção de compra de veículos principalmente por parte de jovens por conta do uso de aplicativos de carona como Uber e do aumento da locação de veículos para viagens mais longas. Apesar disso, fora dos grandes centros havia ainda um grande interesse por parte das pessoas que ainda dependiam de transporte público em comprar seu veículo.

Após a Pandemia da COVID 19, pôde-se perceber um aumento do interesse da compra de um veículo próprio para que se pudesse depender menos do transporte público em função das medidas de isolamento social.

Como fazer para calcular o market share da logística de veículos da Tegma?

O market share da logística de veículos é o % do mercado de veículos que foram transportados pela Tegma. Esse percentual é obtido através da divisão da quantidade de veículos transportados pela Tegma pelas vendas de veículos no atacado. Todos esses dados estão disponíveis em nossa Série Histórica.

As vendas no atacado (produção+venda de importados¹-variação dos estoques das montadoras) é a melhor representação do nosso mercado de atuação, que correspondem às vendas entre montadoras/portos e concessionárias/exportação. Adicionalmente se pode calcular o market share calculando as vendas domésticas + exportações.

¹ o melhor indicador seria a quantidade de veículos importados pelo Brasil, que deixou de ser publicado pelo Governo, o que nos fez substituir pela quantidade de veículos importados vendidos nos país.

Como posso entender melhor sobre o setor de logística?

Além de nossa apresentação institucional, em que contextualizamos brevemente o setores logísticos em que a Tegma está inserida, conteúdos específicos do tema podem ser encontrado no sites da ABOL (Associação Brasileira de Operadores Logísticos), ABRALOG (Associação Brasileira de Logística) e a ILOS (Instituto de Logística e Supply Chain).

O que significa o modelo de negócio asset light? Como é a relação da Tegma com seus caminhoneiros?

Esse termo se refere ao fato de não possuímos boa parte dos caminhões que utilizamos em nossas operações, pelo fato do transporte ser realizado por parceiros. Da mesma forma, boa parte dos pátios consolidadores na operação de veículos e 100% dos armazéns das operações da logística integrada são, em sua maioria, alugados.

Esse modelo é conhecido por ser adaptável à expansões e retrações do mercado, apresentando uma alta resiliência de resultados.

Por qual motivo vocês optam por um modelo Asset Light, quais são as grandes vantagens de terceirizar a frota?

O motivo da escolha do modelo asset light se dá em função da alta volatilidade do mercado de venda de veículos novos no Brasil, que já passou por diversas crises e, por conta da característica discricionária do veículo, normalmente em crises as vendas caem muito mais do que a média da economia.

Por conta disso, o modelo asset light em que nós contratamos parceiros para realizarem o transporte dos veículos em contrapartida de uma remuneração variável é uma forma da empresa se proteger dos momentos de crise.

A vantagem do modelo terceirizado é o incentivo ao nosso transportador parceiro de que, o mais se trabalhe, melhor remunerado será. No entanto, todas as regras da lei do caminhoneiro sendo cumpridas, com a quantidade máxima de horas de trabalho por dia sendo cumpridas, tempo de descanso e todas as outras exigências para se resguardar a qualidade do trabalho.

Como obtenho informações sobre o mercado automotivo?

A ANFAVEA  e a Fenabrave são as maiores associações do setor automotivo e consequentemente os principais provedores de dados e estatísticas pro mercado. Adicionalmente compilamos as principais informações do setor e disponibilizamos em nossa Série Histórica, na aba “dados de mercado”.

A Tegma é filiada a alguma associação de classe?

A Tegma é filiada à ABOL (Associação Brasileira de Operadores Logísticos) e à ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química).

Do que se trata a joint venture GDL? E a Catlog?

A GDL é um jointventure entre a Tegma e a empresa Silotec (50% – 50%) que unificou as atividades de armazenagem aduaneira e geral desenvolvidas pelas duas companhias em Cariacica/ES.

A Catlog foi uma controlada em conjunto da Tegma com a Compagnie D’ Affretement et de Transport – CAT que prestava serviços logísticos para a montadora Renault-Nissan, teve suas operações descontinuadas em 2015.

Porque comprar as ações da Tegma?

A Tegma é uma empresa de logística, com grande exposição ao mercado automotivo de veículos zero quilômetros, mercado que por sua vez depende do PIB, do nível de renda nacional, da facilidade de crédito para o segmento, da confiança do consumidor, do mercado de locadoras e, mais recentemente, da dinâmica de aplicativos de carona (Uber, 99, Cabify). A participação de mercado da Tegma nos últimos anos tem sido entre 28,6% e 25,6%, refletindo a estabilidade dos contratos com as montadoras que contemplam as regiões a que são nossa responsabilidade entregar. A empresa tem grande percentual de seus custos atrelados à quantidade de veículos transportados, haja vista que grande parte dos caminhões que utilizamos é terceirizado, o que torna as margens e a geração de caixa resiliente às grandes flutuações, inerentes ao mercado automotivo brasileiro.

A Tegma também é responsável na operação de logística integrada pela gestão de matéria prima para a fabricação de materiais de limpeza doméstica e pessoal, de vidro e de peças para a produção de eletrodomésticos.

A empresa tem uma estrutura de capital pouco alavancada financeiramente por conta da alta geração de caixa e dos baixos investimentos necessários para suportar o crescimento de suas operações.