Brasileiros compram 8.500 carros por dia, informa O Estado de S.Paulo

Brasileiros compram 8.500 carros por dia, informa O Estado de S.Paulo

São Bernardo do Campo, 18 de dezembro de 2009 – As vendas de veículos ultrapassaram ontem a marca de 3 milhões de unidades. Significa que os brasileiros compraram mais de 8,5 mil carros por dia, incluindo sábados e domingos, um recorde desde a instalação das primeiras montadoras no País, na década de 50. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

O setor espera encerrar o ano com cerca de 3,1 milhões de veículos licenciados, um aumento de 10,3% em relação a 2008. Com esse volume, o Brasil se consolida como quinto maior mercado mundial de veículos.

Até quarta-feira, foram licenciados 2,996 milhões de veículos, dos quais 2,872 milhões são automóveis e comerciais leves e 124 mil caminhões e ônibus. Acrescentando os registros de ontem – que ainda não foram computados pelo Denatran -, o saldo supera a casa dos 3 milhões. Em todo o ano passado foram comercializados 2,848 milhões de veículos.

Neste mês foram vendidos 148 mil unidades até o dia 16, sendo 139,8 mil automóveis e comercias leves, volume 3% acima do registrado em igual período de novembro, que fechou o mês com vendas totais de 251,7 mil unidades.

As montadoras se preparam para vender 3,4 milhões de unidades. Para dar conta da demanda, estão anunciando contratações. Ontem, o presidente da Mercedes-Benz, Jürgen Ziegler, informou ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC que a fábrica do grupo em São Bernardo do Campo vai contratar 300 funcionários em janeiro.

Há três meses, a Mercedes já havia contratado 1,3 mil trabalhadores. No auge da crise internacional financeira, a montadora de caminhões e ônibus não renovou cerca de 500 contratos temporários e abriu um programa de demissões voluntárias para funcionários aposentados. Hoje, emprega 11,5 mil pessoas e produz 260 veículos por dia. Desde julho, a indústria automobilística abriu 4,4 mil vagas, mas, ainda assim, encerrará o ano com quadro inferior ao do fim de 2008, quando empregava 126,8 mil pessoas. Até novembro, tinha 123,9 mil empregados.

FIM DE ESTOQUES

O recorde de vendas já consolidado não esmoreceu os concessionários, que precisam desovar estoques de modelos 2009, para iniciar o ano com pátios vazios para receber os carros com fabricação em 2010.

A Fiat fará um último feirão neste fim de semana nas instalações do Sambódromo, no Anhembi, zona norte de São Paulo. As demais marcas vão realizar os chamados feirões na rede de distribuidores.

“Ninguém quer virar o ano com estoques de modelos 2009/2010”, afirma Daniel Queiroga, gerente da concessionária Fiat Amazonas do bairro do Ipiranga, em São Paulo.

Independente do evento comandado pela montadora, o grupo de sete revendas Amazonas tem ações próprias, como o parcelamento em 60 meses e a entrada (equivalente a 30% do valor do bem)a ser paga apenas na última prestação.

Queiroga diz que a picape Strada com cabine dupla é o único modelo com fila de espera de até 60 dias. Segundo ele, modelos seminovos (a partir de 2003) também estão com baixa oferta, o que leva os lojistas a valorizarem os carros que entram na troca por um novo.

Na revenda Volkswagen Amazon, a espera é para o Voyage. Encomendas feitas agora só serão entregues em janeiro, informa o gerente Marcos Leite. Mas há outros modelos em oferta, como a versão antiga do Fox, com 10% de desconto no preço, IPVA e licenciamento grátis.

Para mais informações, clique aqui.