Nossos compromissos com o meio ambiente

Controle da opacidade da fumaça preta

Por sermos uma empresa de logística e transporte, nosso principal impacto ambiental corresponde à emissão de poluentes e gases efeito estufa pelos nossos prestadores de serviço caminhoneiros. Para minimizar esse efeito, realizamos o controle rigoroso da opacidade da fumaça dos equipamentos de transporte próprios e que operam em nome da Tegma. Esse indicador corresponde à medição da opacidade dos gases de escape de motores, em especial de motores a Diesel. A avaliação corresponde à medição de absorção de luz sofrida por um feixe luminoso ao atravessar uma coluna de gás de escapamento, expressa em metro linear (m-1), entre os fluxos de luz emergente e incidente.

Os equipamentos desenquadrados não são contratados e os padrões médios desses equipamentos da Tegma são mostrados no gráfico ao lado, assim como os limites regulamentares:

PROCONVE:
Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores

Eficiência dos motores

 

A eficiência dos motores dos equipamentos que utilizamos em nossas operações é fundamental para garantirmos que o impacto ambiental das nossas operações seja o menor possível. A gradação da eficiência dos motores é estabelecida por agências reguladoras ambientais que determinam os níveis apropriados de emissão de poluentes e de Gases Efeito Estufa. As categorias mais eficientes e menos poluidoras são as categorias mais altas e são mostradas na tabela ao lado.

A idade média da frota dos equipamentos utilizados pela Tegma é de 6,1 anos e a proporção da frota da Tegma de acordo com o nível de eficiência é mostrado na tabela ao lado.

Tecnologia na lavagem por vapor de carretas silo

 

O transporte de produtos químicos da nossa operação de logística industrial por meio de carretas silo gera uma necessidade constante de lavagem das carretas pelo fato dos produtos serem altamente oxidantes. A demanda de água para esse processo costumava ser em torno de 150 m³ por mês.

Após a implantação do novo processo de lavagem com vapor gerou ganhos ambientais com a economia de até 90% no consumo de água.

Carreta silo mais produtiva para a logística de químicos

Em 2017, a Tegma criou um novo implemento rodoviário (carreta), que é responsável por carregar os produtos químicos, no intuito de melhorar a produtividade e a segurança da operação e, consequentemente, reduzir os impactos ambientais do transporte desses produtos.

As melhorias envolveram a redução do comprimento do equipamento, a substituição por peças para alumínio, o redimensionamento dos berços e a substituição do sistema descarga, entre outras. Os ganhos ambientais desse projeto foram o aumento da capacidade de carga, a redução do custo com manutenção e com combustível, a menor emissão de poluentes, de GEE e de poluição sonora durante o processo de descarga, além do aumento da segurança nas estradas (estabilidade).

Certificações

Factsheet da Sustentabilidade

Geral
Mudanças climáticas e qualidade do ar
Energia renovável
Impacto na biodiversidade
Gestão de resíduos
Leis e regulamentos ambientais locais
Divulgações ambientais mensuráveis