tegUP Ventures, braço de inovação da Tegma Gestão Logística, inicia novo programa de desafios para startups

Objetivo do programa, iniciado em 2017, é estimular a criação de soluções que atendam às necessidades do segmento logístico

A tegUP Ventures, braço de inovação aberta e de tecnologia da Tegma Gestão Logística, anunciou os desafios para as startups interessadas em participar de seu programa, iniciado em 2017. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a inovação e eficiência operacional no segmento logístico nacional, apoiando startups a desenvolverem soluções para o mercado.

Nesta edição foram definidos quatro desafios que pautarão as soluções a serem desenvolvidas pelas empresas participantes: sistema para gerenciamento de cadastro de embalagem para peças novas ou modificadas, segurança no transporte da carga rodoviária, ferramenta de leitura de documentos não estruturados e gestão de EPI e EPC (equipamentos de proteção individual e coletiva).

Para o gerenciamento da identificação das peças novas ou modificadas a proposta é que se crie uma ferramenta para contatar automaticamente os fornecedores e cadastrar as embalagens. Na prevenção de eventos durante o trajeto, podem ser soluções de telemetria, análise de condução ou qualquer outra tecnologia associada à prevenção de acidentes. Para leitura de documentos não estruturados, a ferramenta deve converter os documentos recebidos em arquivos xmls, para importação no sistema fiscal e conferências automatizadas através do XML. O último desafio tem foco a gestão de EPI e EPC, podendo ser utilizado qualquer sistema ou tecnologia para essa finalidade.

 As etapas

O programa se desenvolve em cinco etapas. Na primeira, de busca e atração, o comitê de seleção da tegUP faz uma análise das informações das startups inscritas para selecionar os participantes com perfil mais aderente aos desafios lançados. Na sequência, as startups selecionadas farão apresentações individuais (pitch) – presenciais ou remotas – para mostrar as soluções idealizadas para atender o desafio escolhido.

Na terceira etapa – denominada conexão – os responsáveis pelas soluções consideradas mais promissoras serão conectados com os sponsors dos desafios para a criação conjunta de um projeto-piloto. Após essa interação, as startups terão nove semanas para o desenvolvimento dos projetos. Por fim, na última etapa será realizado o Demo Day, em que os participantes apresentarão as soluções e os resultados alcançados para todos os stakeholders do programa.

Incentivos

O programa de desafios da tegUP oferece vários benefícios às startups selecionadas, além das orientações para o desenvolvimento do piloto. Após avaliação, existe a possibilidade de investimento na startup, o que ocorreu em ciclos anteriores com a Frete Rápido e Rabbot. A apresentação do piloto é feita também para clientes externos, o que reforça um dos diferenciais do programa, que é a oportunidade de ampliar o network da startup, tanto com clientes da Tegma quanto com áreas da própria operadora logística.

Durante o ciclo, os participantes podem utilizar um espaço de coworking criado pela tegUP para oferecer todas as condições estruturais para que as startups possam desenvolver suas soluções.

Os interessados podem obter informações sobre o programa e fazer a inscrição no hotsite https://acelera.tegup.com/. As inscrições vão até as 23:59 do dia 4 de julho de 2022.