Responsabilidade Social
A Tegma atua como agente no desenvolvimento socioeconômico das comunidades em que está inserida e em diversas outras, apoiando iniciativas ligadas ao social, ao apoio à 3ª idade, ao cultural e ao esporte. A empresa apoia mais de 40 instituições voltadas à promoção do bem-estar social e da melhoria da qualidade de vida da sociedade.
Clique em cada iniciativa abaixo para saber mais detalhes:
Certificações
Desde 2019 aderimos ao Programa Empresa Cidadã, Programa do Governo Federal. O Programa Empresa Cidadã destina-se a prorrogar por sessenta dias a duração da licença-maternidade e por quinze dias, além dos cinco já estabelecidos, a duração da licença-paternidade.
O objetivo do selo é reconhecer e valorizar pessoas físicas e jurídicas que apoiaram e desenvolveram ações sociais em conjunto com o Fundo Social de Solidariedade da prefeitura de São Bernardo do Campo.
No final de 2019, a TEGMA conquistou a certificação Great Place To Work (GPTW). A certificação reforça o comprometimento da companhia em promover um ambiente de trabalho que valoriza o capital humano, potencializando sua capacidade de entregar os melhores serviços com inovação e competência.
Social
Manutenção do atendimento às crianças e adolescentes com câncer oferecido gratuitamente pela Casa Ronald ABC. A proposta é de apoio integral a famílias que venham de todas as partes do Brasil para realizar tratamento de câncer infantil, sintetiza a natureza de suas ações na oferta de condições que aumentem ao máximo a qualidade de vida de seus usuários.
Empreendendo o futuro – desenvolvimento de jovens para o mercado de trabalho: Objetivo: estimular o protagonismo do adolescente em situação de vulnerabilidade social, reduzindo sua exposição a riscos que podem interferir em seu plano de desenvolvimento.
Atendimento Odontológico e Atendimento Fisioterápico : Oferecer atendimento odontológico e fisioterápico qualificado a crianças e adolescentes com câncer no Hospital do GRAACC.
Saúde Integral: Assistência Humanizada em Favor da Saúde de Crianças e Adolescentes, contribui para a efetivação dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes em tratamento no Hospital Pequeno Príncipe.
O Programa visa combater a exploração sexual infantil (em especial nas estradas brasileiras), mobilizando todos os setores da sociedade. É parte da Instituição Childhood que, com atuação mundial, dedica-se a proteção ampla a criança e a juventude. É uma iniciativa da Rainha Silvia da Suécia. Atende ainda ao requisito da SAASMAQ (certificação DLI Químicos).
Inclusão Social pela Dança: é fundamental ao cumprimento das medidas sócio educativas e inclusão de crianças e adolescentes especiais, para que, através de uma experiência de dança possam liberar expressões francas e diretas de sentimentos reprimidos possibilitando a construção de um adulto consciente do que expressa e representa através do seu corpo.
A Tegma ajudou a Cruz Vermelha cedendo EPIs, disponibilizando maquinários (paleteria) e sider para movimentação de produtos para auxiliar a distribuição de mantimentos no combate aos impactos da COVID-19 em comunidades carentes.
Entidade dedicada a redução da incidência da DST/HIV/AIDS na população onde está inserida, atende em especial a crianças portadoras do vírus HIV, prestando acolhimento e atendimento. Atua nas regiões de São Bernardo do Campo e São Paulo.
Reforma para criação da Unidade para Diagnóstico para tratamento de câncer.
A Instituição acolhe crianças em situação de vulnerabilidade social, em espaços com conceito de “casas lares”, oferecendo um lar, amparo, proteção e desenvolvimento (de zero até 18 anos).
Trabalho em Ação: O objetivo é promover o empreendedorismo econômico, fortalecendo o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens por meio da articulação de oportunidades de formação e inserção no mercado formal de trabalho, na perspectiva do trabalho decente.
Centro de Referência em Qualificação e Inclusão Profissional da Pessoa com deficiência intelectual: Promoção da emancipação do adolescente e jovem com deficiência intelectual através do acesso e permanência no mercado de trabalho. Ampliar a empregabilidade da pessoa com deficiência intelectual por meio da conscientização das empresas sobre o potencial da pessoa com deficiência.
Auxílio 3ª idade
Projeto Captação Fundo do Idoso: destinado a realização de programas de apoio a pessoa idosa nas áreas de educação, cultura, esporte, lazer, saúde, assistência social e direitos humanos e geração de trabalho e renda, com vista à proteção, defesa e garantia de direitos da pessoa idosa, expressos no Estatuto do Idoso e os demais direitos sociais garantidos na Constituição Federal.
O Hospital do Câncer de Barretos é uma instituição de referência na América Latina, no tratamento e combate ao Câncer. O Hospital possui 11 unidades, onde realiza uma média de 2.272 atendimentos/dia, recebendo pacientes de todo o Brasil. Os atendimentos são realizados com 100% de gratuidade, entretanto, em razão do subfinanciamento do SUS, o Hospital depende de lei de incentivo para custear despesas de manutenção, compra de equipamento e profissionais que auxiliam no tratamento oncológico de seus pacientes.
Projeto Centro de Reabilitação Dr. Bertonni: Revitalização do espaço atual para se tornar um centro de reabilitação física, psico, social e emocional. A atividade principal é a Terapia Ocupacional, onde são oferecidos aos idosos um conjunto de atividades como: fisioterapia, psicologia e musicoterapia que são atividades internacionalmente reconhecidas como clinicas e regulamentadas no âmbito da saúde.
Cultural
A remontagem de “O Lago dos Cisnes” pela SPCD – reconhecida como uma das melhores companhias de dança da América Latina – é garantia de sucesso de público tanto pela popularidade do balé, quanto pelo virtuosismo técnico dos bailarinos da Companhia.
Projeto Armarinho: O Cantinho da imaginação é composto por um acervo de livros e materiais para atividades lúdicas com o objetivo de difundir a leitura e estimular a criatividade e ampliar o repertório cultural das crianças.
Caravana do Circo Teatro Sem Lona: temas “tem palhaço no trânsito” “tem palhaço que desperdiça água”
– 10 apresentações de 50 minutos cada, sendo que ao final de cada uma tem um bate-papo com o público;
– 2 debates de 60 minutos cada com o público;
– 2 oficinas de artes circenses para crianças, com aproximadamente 3 horas de duração cada, para 40 crianças cada.
Caravana Renovarte: Os temas tratados são meio ambiente e sustentabilidade, através de monitores que trabalham em 5 estágios diferentes produção de resíduos, Sustentabilidade, Preservação, Desmatamento e Poluição, conduzindo as crianças a se tornarem os defensores do planeta.
Projeto Pró-Biblioteca: tem o objetivo de incentivar a literatura entre a população que utiliza os acervos das bibliotecas públicas, escolares e comunitárias no país. Doação de acervo bibliográfico de 200 títulos de referência – infantis, infanto-juvenis e de literatura em geral (nacional e estrangeira) – contemplando leitores de todas as idades. 5 bibliotecas.
As Aventuras de Pimpa: O projeto visa a realização de peça teatral infantil e a distribuição de cartilhas informativas com a temática abordada na peça. A história é sobre uma girafa que busca na filosofia, ética e virtudes mostrar as suas vivências no cotidiano. Foram realizadas 8 apresentações e 2.000 livretos distribuídos.
Música nas Escolas: Projeto realizou recitais de músicas instrumentais Clássicas e Populares nos seguintes Municípios de Santa Catarina, para alunos, professores, pais de alunos, funcionários públicos e comunidade em geral, em especial como público-alvo os estudantes das escolas públicas. Os recitais serão gratuitos e de portas abertas ao público. Foram realizados 95 recitais com músicas executadas ao Violão Clássico, Piano, Violinos, Viola de Orquestra, Violoncelo, Contrabaixo de Orquestra, Orquestra de Câmara.
Iniciativa exclusivamente voltada à principal premissa das ações de responsabilidade Social da Cia.: melhorar a qualidade do ensino público nas comunidades do entorno da Tegma. Impulsiona o comprometimento com as escolas da rede pública, estimulando o voluntariado e o protagonismo dos jovens e da comunidade para que haja mobilização e compreensão do papel como agentes de mudança.
Por meio de um espetáculo teatral interativo, as crianças foram incitadas a refletir sobre as questões voltadas à energia sustentável. Com uma história instigante contada pelos cientistas, as crianças irão aprender sobre as soluções como acesso à disponibilidade e eficiência energética para a realização das metas de Desenvolvimento do Milênio. 9 apresentações.
Os projetos da UNIBES têm como objetivo atuar com a comunidade carente em situação de vulnerabilidade. Trabalham com a educação e cuidados na infância, profissionalização de jovens e centros de convivência para idosos.
Capacitar para Incluir: Capacitação de 240 professores da Rede Publica de Ensino e distribuição de 1.500 livros.
Leva viola: O projeto prevê a realização de shows musicais, cujo repertório predominantemente é “Moda de Viola”. As influências musicais das apresentações passam por Almir Sater, Tião Carreiro, Hermeto Paschoal, Sérgio Reis.
Locomotiva (maestro Rogerio Schuindt): Objetivos é promover inclusão social / formação de uma orquestra infanto-juvenil/ criar e manter uma academia de música. Inserido em comunidades com famílias em situação de alta vulnerabilidade social, a iniciativa oferece aulas de música gratuitamente, cinco vezes por semana, sempre ministradas no contraturno escolar. Através do ensino, arte e cultura, o Locomotiva busca expandir as potencialidades dos jovens e promover um maior acesso aos bens culturais. 126 alunos em Santo André e 50 em Mauá.
Cultura como mediadora de conflitos: O projeto consiste na realização de workshop que se propõe a inserir a cultura como mediadora de conflitos. Tendo teatro como eixo condutor, por meio do Teatro Debate, técnica inspirada no Teatro Fórum de Augusto Boal. Contrapartida: 3 diárias para 2018 para apresentação na SIPAT e Forte. E em uma atividade em instituição da região escolhida pela empresa.
O Projeto Oficinas 4: é a continuação do Projeto Oficinas, da Oficina dos Menestréis, uma iniciativa que conta com o apoio da Lei de Incentivo Cultural – Lei Rouanet desde 2009, e tem como objetivo promover a inclusão social e a formação de público ao tornar as atividades de teatro musical acessíveis a qualquer pessoa.
Arte na Escola: Ensino de arte de qualidade em todas as esoclas do Brasil, porque precisamos de profissionais criativos e inovadores. Formação continuada para professores na educação básica.
Gincana Cultural da Comunidade: O projeto realizou, em escolas públicas municipais e estaduais, a Gincana Cultural da Comunidade, possibilitando que fossem criados espaços culturalmente aproveitáveis nas regiões contempladas, além de maior integração entre crianças, jovens, pais, docentes e demais membros da comunidade.
Esportes
Promover a pratica de atividades físicas com a comunidade, incentivando a prática esportiva.
Atleta maratonista, dedica suas provas esportistas em prol de instituições carentes que cuidam da saúde de crianças (doenças graves). Busca também gerar um sentimento de superação a partir de cada desafio que estabelece para si.
APADV: Há mais de onze anos, é uma das principais entidades esportivas a desenvolver um trabalho com modalidades paraolímpicas no estado de São Paulo. Sua principal atuação é no fomento do Futebol de 5, Goalball e Atletismo voltado aos deficientes visuais. Tem objetivo também de propiciar a participação nos principais eventos da modalidade em território nacional e simultâneo a isso, o projeto também busca desenvolver a cidadania e promover, como protagonista, a formação integral do ser humano.
No final de 2019, a TEGMA conquistou a certificação Great Place To Work (GPTW). A certificação reforça o comprometimento da companhia em promover um ambiente de trabalho que valoriza o capital humano, potencializando sua capacidade de entregar os melhores serviços com inovação e competência.