Anfavea aposta em mercado de 2,880 milhões em 2008

Priscila Dal Poggetto
Do Diário do Grande ABC

Com o ano praticamente encerrado, a Anfavea prevê expansão de 17,5% do mercado nacional em 2008, o que equivale a 2,880 milhões de novos veículos em circulação. Para atender a demanda, a produção deverá subir cerca de 9%, para 3,240 milhões.

“É um momento muito positivo para o setor. Traz para a indústria um novo patamar em relação à posição do Brasil no mundo, o que tem importância estratégica na avaliação das empresas”, afirma Jackson Schneider.

Os números da Anfavea desconsideram que o mercado nacional seja afetado por uma crise mundial, alavancada pelos Estados Unidos. Segundo o economista Raul Velloso, hoje o País tem “muito mais musculatura” para resistir a um choque no exterior. “São as nossas reservas. Temos US$ 170 bilhões em reservas para uma necessidade abaixo de US$ 40 bilhões”, comenta.

Preços – Apesar da indicação de alta nos preços de commodities no ano que vem – como o minério de ferro que deverá subir 30% – o presidente da Anfavea não acredita em reajuste dos valores dos veículos. “Acho que o efeito escala nos fornecedores inibirá a expansão dos preços.”

Para acessar o documento em PDF, clique aqui.