Tegma divulga inventário de gases de efeito estufa

A Tegma Gestão Logística foi uma das poucas operadoras logísticas do país a divulgar os resultados do inventário de gases de efeito estufa. O levantamento foi feito nos anos de 2019 e 2020 e publicado na plataforma Registro Público de Emissões, do Programa Brasileiro GHG Protocol (https://registropublicodeemissoes.com.br).

O inventário possibilita mapear as fontes de emissão de gases de efeito estufa em cada etapa do processo operacional, monitorando, quantificando e registrando essas emissões. Sua elaboração periódica se constitui em valiosa ferramenta de gestão das emissões e fortalecimento das ações de sustentabilidade, consideradas prioridade no planejamento estratégico da Tegma.

“Por meio desse inventário estamos aprimorando a nossa transparência e responsabilidade ambiental perante clientes, investidores colaboradores e parceiros”, destaca Marcos Medeiros, presidente da Tegma. O inventário também permite definir e acompanhar metas de mitigação da emissão de gases e direcionar investimentos em equipamentos, processos e tecnologia para as etapas e os setores responsáveis por índices mais expressivos de emissão.

De acordo com os levantamentos anuais, as emissões da Tegma de 2020 foram inferiores às de 2019 em função da pandemia, que reduziu a quantidade de veículos transportados pela área de logística automotiva, a principal divisão da companhia.

Neste ano a Tegma iniciou seu processo de elaboração e aprovação da Matriz de Materialidade, cuja estratégia relacionada a emissões está sendo definida. Além disso, a Companhia irá implementar um sistema de monitoramento mensal das emissões, com um amplo espectro de análises para alcançar uma gestão ainda mais estruturada e estratégica que permitirá cumprir, por meio de ações planejadas e efetivas, seus compromissos de sustentabilidade e responsabilidade e ambiental.